Portugal vai ter menos dois milhões de habitantes em 2060 - Algarlife Portugal vai ter menos dois milhões de habitantes em 2060 - Algarlife

Portugal vai ter menos dois milhões de habitantes em 2060

Portugal deverá ter uma quebra de cerca de dois milhões de habitantes em 2060, segundo uma projeção do INE Instituto Nacional de Estatítica, que aponta para uma diminuição de 10,5 milhões de habitantes em 2012, para 8,6 milhões em 2060, tendo por base, os diferentes padrões de comportamento da fecundidade, da mortalidade e das migrações.

Para além do declínio populacional esperam-se segundo o INE, alterações da estrutura etária da população, resultando num acentuado envelhecimento demográfico. Entre 2012 e 2060, o índice de envelhecimento aumenta de 131 para 307 idosos por cada 100 jovens.

Nesse mesmo período e cenário, o índice de sustentabilidade potencial passa de 340 para 149 pessoas em idade ativa por cada 100 idosos. Ainda que este envelhecimento se verifique em todas as regiões NUTS II, poderá ser mais acentuado nas regiões atualmente menos envelhecidas.

Esta tendência é transversal a todas as regiões NUTS II, com exceção do Algarve nos cenários central e alto, em que a população aumenta, e de Lisboa no cenário alto, em que o volume populacional se mantém.

O Instituto Nacional de Estatística disponibiliza os resultados do exercício Projeções de população residente 2012-2060, por sexo e idade (ano a ano até aos 95 e mais anos), para Portugal e regiões NUTS II.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »