"Portugal Experience" com forte adesão dos empresários de turismo! - Algarlife "Portugal Experience" com forte adesão dos empresários de turismo! - Algarlife

“Portugal Experience” com forte adesão dos empresários de turismo!

Os workshops internacionais de promoção turística “Portugal Experience”, organizados pelo Turismo de Portugal para o ano de 2014, já esgotaram 25 dos 36 eventos calendarizados e que previlegiam o contato comercial personalizado, entre empresários portugueses e agentes ou operadores turísticos estrangeiros, previstos para 2014.

A forte adesão dos empresários do setor à iniciativa, verificou-se logo no primeiro dia, quando as primeiras vagas foram ocupadas, apesar da oferta do número de eventos a realizar no próximo ano, ter crescido substancialmente, dos 25 em 2013, para 36 em 2014.

O inositado interesse na adesão á iniciativa, resulta igualmente do alargamento do número de mercados abrangidos, que passaram a ser 18, com a integração de cinco novos países, China, Estados Unidos, Holanda, Israel e Rússia.

À semelhança de 2013, as ações continuam a desenvolver-se em grandes cidades de outros 13 mercados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Escandinávia, França, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Reino Unido, República Checa e Suíça.

De acordo com Luís Matoso, Administrador do Turismo de Portugal, “esta forte resposta é o reconhecimento, pelo setor, de que o modelo iniciado em 2013 é mais rentável e eficaz para o seu negócio que a presença em alguns eventos especializados, onde a oferta dos outros destinos está em concorrência direta com a de Portugal.”

“Note-se que, apesar do aumento do número de sessões e de vagas disponíveis, a procura continuou a superar a oferta disponível. Este ano contamos que o número de participantes possa chegar perto dos mil, quando no ano passado foram 600. São valores muito expressivos, sobretudo quando sabemos que a maior parte destes contatos resulta em negócio efetivo para o setor turístico nacional”.

Os workshops “Portugal Experience” são reuniões de negócio que permitem um contato mais personalizado, exclusivo e eficaz entre empresários turísticos de Portugal e os seus potenciais parceiros internacionais do que a presença em feiras especializadas.

Do ponto de vista financeiro, este modelo é mais acessível para as empresas do que a presença em feiras internacionais, permitindo uma entrada concertada em mercados com grande potencial mas onde não se organizam feiras de Turismo. Noutros casos permite a divulgação de produtos e segmentos específicos, como o turismo religioso ou o golfe, por exemplo.

Com um limite de 25 empresas por workshop – número médio de empresas participantes nas feiras -, os encontros ocorrem durante os meses anteriores e posteriores à época alta (de fevereiro a junho e entre setembro e outubro de 2014), permitindo estabelecer negócios para as épocas turísticas seguintes.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de apoio à atividade comercial das empresas desenvolvida pelo Turismo de Portugal nos últimos dois anos, que privilegia um modelo mais comercial, agressivo e eficaz no contacto com os mercados emissores, em detrimento de uma atuação mais promocional, menos dinâmica e cuja avaliação de resultados é mais difícil.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »