Portugal e os Jovens no Dia Internacional da Juventude! - Algarlife Portugal e os Jovens no Dia Internacional da Juventude! - Algarlife

Portugal e os Jovens no Dia Internacional da Juventude!

Os jovens entre os 15 e os 29 anos são na última década, menos meio milhão em Portugal. Entre 2001 e 2011, em 302 dos 308 municípios portugueses, o número de jovens diminuiu significativamente, informa hoje o INE, na véspera do dia Internacional da Juventude, que e comemora esta terça feira (12).

Estima-se que em 2012 portugal viu sair cerca de 26 mil jovens como emigrantes permanentes (50% do total) e em cerca de 27 mil os jovens emigrantes temporários (39%), o que significa que os jovens têm um peso significativo na emigração.

Os jovens também casam cada vez mais tarde e aumentou o número de jovens que continuam a residir com os pais. Em 2011, 68,3% dos jovens residia com pelo menos um dos pais e somente 21,5% tinha constituído a sua própria família enquanto casal.

Os níveis de qualificação têm aumentado entre a população jovem: a percentagem de jovens, entre os 15 e os 29 anos, com curso superior passou de 8,3% em 2001 para 14,9% em 2011. Apesar disso ainda se verifica um elevado número de situações de abandono precoce de educação e formação, que atingia, em 2013, 18,9% dos jovens, entre os 18 e os 24 anos.
Cerca de 98% dos jovens utilizam computador e internet e 80% conhece pelo menos uma língua estrangeira.

Entre 2011 e 2013, em média cerca de 55% dos jovens dos 15 aos 29 anos estavam no mercado de trabalho (40,6% empregados e 14,4% desempregados). A taxa de desemprego dos jovens foi de 26,3%em média nesse período, quase o dobro da taxa de desemprego total.

Os jovens dos 15 aos 29 anos têm rendimentos do trabalho inferiores à média nacional e essa diferença tem aumentado.

Por ocasião da celebração do dia Internacional da Juventude, o Instituto Nacional de Estatística, apresenta um conjunto de indicadores sobre os jovens em Portugal, tendo por base os resultados dos Censos 2011 e de outras estatísticas sociais divulgadas pelo INE.

Na caracterização da população jovem em Portugal destaca-se que, apesar do aumento do nível de ensino e das qualificações, a situação económica dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho (em que a taxa de desemprego jovem é quase o dobro da taxa de desemprego total). Estas dificuldades condicionam e adiam a decisão dos jovens em constituir família e sair de casa dos pais.
1 Sempre




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »