Portal do Utente de Saúde apresentado no Hospital de Faro

0

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estiveram na passada quarta feira (29) na unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, no âmbito da campanha nacional de divulgação e demonstração das funcionalidades do novo Portal do Utente.

Os utentes que se deslocaram ao hospital de Faro na passada quarta feira foram convidados a conhecer as novas funcionalidades online desta plataforma eletrónica, que se propõe facilitar a relação dos utentes com os serviços de saúde, potenciando uma gestão permanentemente, de informação atualizada da saúde de cada utente registado, informa o CH Algarve em comunicado distribuido hoje.

Para além de esclarecer acerca dos objectivos e modo de funcionamento do Portal, a ação procurou estimular a adesão através do registo direto dos potenciais utilizadores, que puderam comprovar a rapidez e facilidade do processo, bem como testar a ferramenta.

Segundo as dinamizadoras presentes, a receptividade foi “bastante positiva”, tendo obtido grande adesão entre os utentes que durante o dia passaram pelo hospital. “É útil e facilitador. Vou utilizar, com certeza”, garantia uma das muitas pessoas que aqui efectuaram o seu registo.

Sobre o Portal

[box type=”note” align=”aligncenter” width=”620″ ]Assentes numa base tecnológica intuitiva, as novas funcionalidades favorecem a partilha de informação entre doentes e profissionais de saúde bem como com o próprio Serviço Nacional de Saúde, facilitando a troca de dados clínicos e acelerando processos para os utentes. Para aceder às funcionalidades basta efetuar o registo no Portal do Utente, um processo rápido e de fácil concretização. Com o recurso ao leitor do cartão do cidadão é possível aceder a todos os novos serviços, em ambiente de maior segurança. A partilha de dados depende da autorização do utente. Entre os serviços disponíveis no Portal do Utente, destaca-se a marcação e o cancelamento de consultas para o utente ou membros do agregado familiar e a gestão da informação clínica, tal como medicação regular, doenças crónicas, resultados de exames, níveis de tensão arterial, colesterol, entre outros. A plataforma permite também partilhar estes dados com os profissionais de saúde, facilitando o acesso à informação em caso de necessidade. É possível ainda solicitar a renovação de receituário crónico, consultar a posição na lista de espera e tempo de espera previsível para cirurgia ou definir contactos de emergência.[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.