Padrinhos da Leitura na Biblioteca Municipal de Faro!

14

O Projeto Padrinhos da Leitura é apresentado no próximo dia 18 de junho (18:00), na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, uma iniciativa que conta com o apoio de algumas parcerias, tendo como primeiro Padrinho da Leitura, no mês de junho, Paulo Santos, o Vice-Presidente do Município de Faro, que convida toda a população, instituições e empresas a dar o exemplo e o contributo para o aumento do acervo documental da Biblioteca Municipal de Faro.

Podem ser Padrinhos todas as pessoas que, independentemente de serem leitores da Biblioteca, adquiram um dos documentos (livro ou material não-livro) constantes na lista mensal que estará à disposição no Balcão de Empréstimo/Receção. Esta lista, da responsabilidade dos bibliotecários, é criada a partir das sugestões dos leitores e das necessidades de atualização do fundo.

É muito fácil tornar-se Padrinho deste projeto, bastando selecionar um dos documentos da lista sugerida para aquisições, informar os serviços da preferência, através de e-mail, telefone ou no local e entregar o documento na receção da biblioteca, juntamente com a ficha de apadrinhamento da leitura, que será disponibilizada para o efeito.

Todas as pessoas, empresas ou instituições que participarem no projeto terão o seu nome no Quadro de Honra dos Padrinhos e na ficha de descrição catalográfica correspondente ao documento que ofereceram, no catálogo em linha da BMF.

Aos padrinhos será oferecido um diploma e um conjunto de benefícios, descritos no Guia do “Padrinho da Leitura” e outros que entretanto estão a ser negociados com entidades parceiras. Os interessados poderão também participar na entrega dos Diplomas dos Padrinhos de Leitura, que irá decorrer em data a definir.

Este é o desafio: promover o envolvimento da comunidade no crescimento da biblioteca e assim corresponder às solicitações dos utilizadores, continuando a prestar um serviço completo e de qualidade a todos os que a frequentam; o sentido de partilha, de solidariedade social e de uma cidadania ativa para com um equipamento que se encontra à disposição de todos. Com esta iniciativa a Biblioteca Municipal de Faro espera fortalecer os laços existentes com os leitores e, em simultâneo, satisfazer as necessidades de atualização do fundo documental.

Até ao momento são parceiros da iniciativa, o Teatro Municipal de Faro, o Museu Municipal e o Museu Regional de Faro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.