Os SUVs quadruplicaram as vendas na Europa desde 2005

Os SUVs quadruplicaram as vendas na Europa desde 2005

19

Os SUVs – “Sport Utility Vehicle”, tem estado a ganhar cada vez mais mercado na Europa, com as vendas a quadruplicar desde 2005, segundo uma pequisa da Ford Motor Company, divulgada durante o lançamento pan-europeu do seu novo SUV Ford Edge em Munique.

O crescimento das vendas tem-se sucedido graças à crescente popularidade deste tipo de veículo, no seio de um diversificado grupo de compradores.

Os SUVs que começaram por ser o veículo preferido de esquiadores e de entusiastas de actividades ao ar livre, foram entretanto ganhando a preferência das ‘Mães Modernas’ com filhos ainda jovens, as ‘Millennials’ da ‘Geração Y’, ou da Internet, composta por jovens dos 17 aos 34 anos, e pelos ‘Cinquentásticos’, expressão atribuída aos que têm entre 50 e 59 anos, mas que ainda se mantêm activos e fantásticos.

Cerca de 1 em cada 3 ‘Mães Modernas’ considera o SUV como o seu próximo automóvel, relação que entre a ‘Geração Y’ é de 1 para 4, sendo de 1 para 5 nos clientes na casa dos 50 anos, segundo as conclusões do recente estudo da Ford, depois de analisadas as respostas de 5.000 participantes em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, que possuem um automóvel ou que pretendem comprar um novo, nos próximos 12 meses.

“Os SUVs cresceram de um pequeno nicho na Europa para uma das mais significativas tendências automóveis da década passada,” afirmou Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa. “Sempre que alguém prevê que as vendas dos SUV vão acalmar, são de imediato desmentidos, pois os SUVs têm feito um apelo generalizado entre homens e mulheres, dos mais jovens aos mais velhos.”

A pesquisa destacou que as percepções para com este tipo de modelos mudaram dramaticamente. Do total de entrevistados, 82 por cento dizem que os SUVs já não são apenas um veículo de luxo, tendo-se tornado em propostas mais eficientes e ambientais nos últimos cinco anos. Quase todos reconhecem que os SUVs estão agora disponíveis numa ampla variedade de dimensões e opções.

“A nossa gama compõe-se de três SUVs, com o novo topo de gama Edge, que está a chegar aos concessionários de toda a Europa, a complementar o nosso Kuga intermédio e o compacto EcoSport, oferecendo uma grande variedade de escolhas em termos pessoais,” acrescentou de Waard. “Prevemos vender 200.000 SUVs Ford na Europa este ano, mais 200 por cento do que em 2013.”

A percentagem de SUVs vendidos na Europa em comparação com as vendas totais de automóveis cresceu de 6 por cento em 2005 para 23 por cento em 2015*. Espera-se um aumento para 27 por cento até 2020, de acordo com a HIS, analista de vendas da indústria automóvel.

A pesquisa demonstra que os pontos fortes dos SUVs estão a tornar-se cada vez mais importantes para os compradores de automóveis. Dos entrevistados, 82 por cento dizem que a segurança das suas famílias se tornou mais importante, característica que é identificada nos SUVs por 52 por cento dos inquiridos. Para além disso, 78 por cento dizem que um bom desempenho sob más condições atmosféricas se tornou o mais importante, característica que 57 por cento dos participantes no inquérito associa aos SUVs.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.