O VIII Festival dos Descobrimentos em Lagos a 30 de Abril!

0

Lagos vai voltar a empreender a viagem de regresso ao passado, de 30 de Abril a 9 de maio, com o VIII Festival dos Descobrimentos, um certame em que o município mergulha no século XV e relembra a etapa que a historiografia nacional inscreveu no início da expansão portuguesa, “a tomada de Ceuta”.

Nos séculos XV e XVI os portugueses lançaram-se na maior epopeia jamais conhecida: as viagens marítimas, que haviam de levar-nos para além das fronteiras do conhecimento, dando-nos a descobrir novas terras, povos e culturas.

Mais de 5 séculos depois a Câmara Municipal de Lagos propõe um novo desafio: relembrar e conhecer esse período histórico marcante na evolução da humanidade, com o convite a parceiros – públicos e privados, para que se associem ao projeto e ao conjunto de atividades diversificadas que dão corpo ao Festival dos Descobrimentos, que este ano vai na sua 8ª edição e cujo tema central será os “600 Anos da Tomada de Ceuta -1415/2015”.

A iniciativa vai decorrer em vários locais da cidade, entre os dias 30 de abril e 09 de maio, ainda que o seu ponto alto aconteça no fim de semana de 30 de abril a 03 de maio, com a realização, no centro histórico da cidade, da Feira dos Descobrimentos, onde participantes e visitantes podem observar e adquirir produtos e iguarias em exposição nas diversas tendas instaladas no recinto e do Cortejo Histórico (30 de abril.

Ao longo desses 4 dias serão recriados episódios como a preparação da Armada para Ceuta; a Tomada da Cidade de Ceuta; a Batalha entre Cristãos e Mouros e o momento em que D. João I arma os seus filhos Cavaleiros. O pólo central do Festival e da Feira terá lugar na Praça do Infante, ainda que se estenda até às ruas do centro histórico, Praça Gil Eanes e Praça Luis de Camões.

Nas várias edições do evento, a autarquia tem desde sempre, procurado trabalhar as vertentes científica, pedagógica, cultural e recreativa, razão pela qual em cada edição se escolhe um tema evocativo de um período, uma personagem ou acontecimento específico da história dos descobrimentos.

Nesta 8.ª edição, o tema proposto foi exatamente os “600 anos da Tomada de Ceuta: 1415-2015”, que lançou igualmente o mote à realização de um Ciclo de Palestras, que se iniciou no passado dia 27 de janeiro, por ocasião do Aniversário da Elevação de Lagos a Cidade, e que decorrerá até novembro, mês em que se evoca a figura do Infante D. Henrique, o aniversário da sua morte a 13 de novembro de 1460.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.