O Natal em Faro celebra a tradição com muitas novidades

8

Foi apresentado na terça feira (15) a programação de Natal de Faro, que este ano reforça a dinâmica, para animar a cidade na quadra da família, segundo a tradição, mas com muita animação, surpresas e várias iniciativas para todas as idades, durante cinco fins-de-semana, de 26 de novembro a 07 de janeiro.

Uma Aventura de Natal

Uma Aventura de Natal em Faro

“Uma aventura de Natal em Faro” é o mote para visitar a Baixa de Faro e deixar-se envolver pelo espirito natalício que este ano a autarquia quer que se volte a sentir na capital como há muito não se sentia. Exemplo disso é a programação mais vasta do que a do ano passado e o regresso das iluminações de Natal que, com um investimento contido, voltam a estar presentes na Baixa da cidade, a ligação será efetuada no dia 25 de novembro, assim como nas freguesias rurais, e que juntamente com mais de mil peças decorativas natalícias, criadas pelo artista farense Tó Quintas, irão trazer um colorido especial à cidade.

Como ponto central do programa será instalada uma tenda com 700 m2 na Praça da Pontinha que acolhe as árvores de Natal criadas pelos alunos das escolas do concelho, criando o cenário perfeito de uma floresta encantada, onde não irá faltar o espirito de solidariedade com o convite feito pela autarquia para que cada visitante traga um litro de leite, contribuindo desse modo para ajudar as IPSS do concelho, que receberão todo o leite recolhido.

Nesta tenda, para além da presença do Pai Natal, todas as crianças receberão gratuitamente, um dos 5.000 exemplares do 1º livro dos novos heróis de Faro “Os Farrobinhas”, que se dão a conhecer através de “Uma aventura de Natal” aproveitando a época natalícia para estimular a comunhão entre dois dos grandes amores farenses: as crianças e a cidade. O projeto resulta de um desafio lançado à Associação de Designers do Sul, que criou e desenvolveu as personagens, que irão inspirar muitas e boas aventuras às nossas crianças neste natal e no futuro…

No primeiro e no último sábado do programa, a 26 de novembro e 24 de dezembro, serão organizados dois grandes desfiles com a tradicional chegada do Pai Natal e com mais uma novidade, a despedida do Pai Natal. Durante este período, aos sábados, o comércio estará aberto entre as 10:00 e as 20:00, estando prevista, na sexta-feira que antecede o arranque da programação, a 25 de novembro, a realização da “Black Friday”, com montras vivas, desfiles de moda e descontos.

Os farenses e todos os que nos visitam terão a oportunidade de assistir a mais de 50 performances de música, dança, teatro, workshops e flashmobs em diversos pontos da baixa, que irão garantir animação e a dinamização do comércio local, servindo também de atração turística pela sua inovação e originalidade.

Destaque ainda para a Feira de Artesanato, no Jardim Manuel Bívar, cujo valor simbólico da inscrição dos mais de 40 artesãos presentes será totalmente entregue à Associação Oncológica do Algarve, e para a 3ª edição da Rota dos Presépios, com mais de 20 presépios em todo o concelho. Outra novidade deste ano será o “1º Concurso Janelas de Natal” num convite à população para dar largas à imaginação e decorar as suas janelas com a cor e a alegria próprias desta época especial.

O programa de Natal de Faro terá também outras iniciativas, nomeadamente desportivas, como o Troféu de Navegação da Federação Portuguesa de Motociclismo, a 3 e 4 de dezembro, que terá o seu Parque Fechado no Jardim Manuel Bívar, numa iniciativa que trará a Faro alguns dos mais consagrados motociclistas portugueses, que têm nesta prova uma etapa da sua preparação para o Dakar 2017. A nível desportivo e a marcar o final deste período festivo, a 07 de janeiro, haverá mais uma edição da Corrida dos Reis e da Corrida da Água já tradicionais na cidade de Faro.

Uma palavra ainda a festa de fim de ano, que mais uma vez se realiza no Jardim Manuel Bívar. O programa contempla as atuações da conhecida banda “Virgem Suta” e do conceituado Dj Christian F, que assim abrilhantam a festa reforçando o compromisso com a população para um 2017 ainda melhor.

A iniciativa da autarquia, conta com a colaboração da Associação Comércio da Baixa de Faro, da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e ainda as empresas municipais FAGAR e Ambifaro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.