O Livro “Que Comiam os Nossos Avós” apresentado em VRSA!

20

O Livro “O QUE COMIAM OS NOSSOS AVÓS” editado pela Autarquia de Vila Real de Santo António, é uma obra que reúne tradições, receitas, ilustrações e experiências realizadas pelas crianças do concelho que participaram, entre 2010 e 2012, no projeto educativo “O que comiam os nossos avós? A Alimentação no Sotavento Algarvio”.

A obra que é apresentada na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, no próximo sábado (23) às 17h00, explora antigas tradições alimentares, a sua ligação ao território, ciclos agrícolas e calendários festivos, reúne receitas familiares e incentiva a pesquisa de campo.

Trata-se, assim, de um livro escrito a muitas vozes e ilustrado a muitas mãos, resultado de um trabalho colectivo, com a duração de dois anos, que envolveu crianças, pais, avós, professores, auxiliares de ação educativa e os técnicos de património cultural do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA.

A iniciativa foi acompanhada pelo minicurso «Cozinha dos avós», onde os avós partilharam e confecionaram com os mais novos algumas receitas como açorda de galinha, barriga de atum com feijão branco, carapaus alimados, xarém com conquilhas, griséus com ovos, doces de laranja, amêndoa e figo, filhoses, entre outras iguarias.

O livro estará à venda pelo valor de cinco euros e estará disponível para download nos sites do município de VRSA e do Agrupamento de Escolas D. José I.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.