Novo Centro de Informação ao Visitante em Cacela Velha! - Algarlife Novo Centro de Informação ao Visitante em Cacela Velha! - Algarlife

Novo Centro de Informação ao Visitante em Cacela Velha!

A autarquia de Vila Real de Santo António inaugurou esta quarta feira em Cacela Velha, o novo Centro de Informação e Atendimento ao Visitante, um equipamento orientado para a interpretação e divulgação do património histórico, cultural e ambiental de Cacela.

Situado na ala nascente da Casa do Pároco, um edifício que pertence à paróquia, espaço que foi alvo de uma profunda requalificação, o Centro de Informação e Atendimento ao Visitante de Cacela Velha, vai disponibilizar materiais informativos, dispõe de uma área para exposições e de um auditório para a projeção de documentários.

Segundo a informação da autarquia, tratando-se de um edifício muito importante na história de Cacela, que remonta muito provavelmente ao século XVI e que foi considerado o espaço indicado para albergar um equipamento que respondesse às solicitações dos inúmeros visitantes que acorrem anualmente a esta localidade histórica, tendo sido decidida a reabilitação desta instalação centenária, para que ali passasse a funcionar, o Centro de Informação local.

Pretende-se que esta estrutura seja dinamizadora das diversas atividades de divulgação e conhecimento do território e da sua oferta cultural, com destaque para as visitas guiadas pelos roteiros culturais periodicamente organizados, pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

(…) A Casa do Pároco constitui uma construção térrea, de taipa, com pátio interior, cujo duplo beirado nos indica a antiguidade da sua construção, muito provavelmente datada do séc. XVI, embora primeiramente orientada numa posição diferente, conforme mostra a documentação antiga. Alterada ao longo dos anos, terá resistido ao terramoto de 1755, certamente protegida pelos contrafortes que ainda hoje apresenta.

O Centro de Informação ao Visitante estará aberto de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00 (…).




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »