Novas cores de projeto artístico na Aldeia de Alportel - Algarlife Novas cores de projeto artístico na Aldeia de Alportel - Algarlife
Novas cores de projeto artístico na Aldeia de Alportel

Novas cores de projeto artístico na Aldeia de Alportel

ProjetoWatt_Xana _abA aldeia do Alportel acolheu três originais intervenções artísticas da autoria dos artistas Susana Gaudêncio, Tiago Batista e Xana, integradas no “Projeto Watt?, um projeto artístico para a comunidade”, uma parceria desenvolvida entre a Fundação EDP e o LAC – Laboratório de Atividades Criativas.

Lugares inesperados no sítio do Alportel, no concelho de São Brás de Alportel, ganharam uma imagem renovada sob ação deste original projeto artístico, iniciativa integrada no projeto Arte Pública da Fundação EDP que está a decorrer em diversos pontos do país.

No Adro do Alportel, zona central da aldeia, surgiu subitamente o jornal de parede “O Portal”, uma obra assinada pela artista Susana Gaudêncio. Inesperadamente, na fachada do antigo Posto de Transformação Elétrica, surgiu a obra de arte “O Céu é uma Torre”, de autoria do artista plástico Xana. E nas paredes do Lavadouro, ponto de encontro e de histórias, Tiago Batista brindou o público com a obra de arte de rua “Nada se Lava Sozinho”.

São três obras de arte que pretendem revitalizar o espaço público numa zona de baixa densidade populacional, numa atitude de democratização da cultura, onde a arte funciona como instrumento de inclusão social. O Projeto Watt? resulta de uma parceria entre a Fundação EDP e uma coletividade local, o LAC – Laboratório de Atividades Criativas, e procura oferecer à comunidade local novas experiências culturais, aproximando a comunidade desta forma de expressão artística.

Para além das intervenções realizadas em São Brás de Alportel, o projeto que está a decorrer em todo o país, prevê para o Algarve novas criações em Lagos (Barão de São João), Loulé (Alte), Portimão (Mexilhoeira Grande), Silves (Messines) e Vila do Bispo.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »