Navio de Investigação NORUEGA na Costa Algarvia!

11

O Navio de Investigação NORUEGA, voltou à faina da sua atividade ciêntífica na Costa do Algarve, em mais uma campanha anual de investigação de recursos marinhos, esta dirigida aos crustáceos.

Pretende-se estimar os índices de abundância e da estrutura das populações das principais espécies de crustáceos de profundidade, nomeadamente, o lagostim, a gamba e o camarão vermelho bem como das espécies que constituem a sua fauna acompanhante.

Durante 3 semanas, serão cobertas as áreas ao largo do Alentejo e do Algarve, entre os 200 e os 750 metros de profundidade, estando prevista a realização de 80 estações, aproximadamente.

As campanhas de investigação de crustáceos têm constituído uma fonte importante de dados, independentes da pesca, que são posteriormente utilizados na avaliação destes recursos, bem como no estudo da distribuição e biologia das principais espécies.

Têm ainda contribuído para a recolha de dados para estudos de biodiversidade e lixo marinho na ZEE continental Portuguesa de acordo com a Directiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

Fonte: ipma




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.