Museu do Trajo de São Brás recebe investigadores internacionais - Algarlife Museu do Trajo de São Brás recebe investigadores internacionais - Algarlife
Museu do Trajo de São Brás recebe investigadores internacionais

Museu do Trajo de São Brás recebe investigadores internacionais

O Museu do Trajo recebe regularmente investigadores do país e do estrangeiro para desenvolver projetos de âmbito cultural no concelho são-brasense.

Recentemente foi o italiano Sendy Ghirardi, que esteve no Museu do Trajo a trabalhar numa tese de doutoramento, sobre a influência que a participação cultural e social da comunidade exerce na determinação do bem-estar psicológico do ser humano.

A preferência pelo Museu do Trajo de São Brás de Alportel para este trabalho, teve a ver com o facto deste núcleo museológico, promover a participação cultural da comunidade, lançando estímulos culturais à população que assume uma participação ativa, reforçando o conceito de gestão cultural partilhada.

Durante a sua estadia, Sendy entrevistou e reuniu com cerca de uma centena de residentes que partilham desta experiência proporcionada pelo Museu. Do seu estudo resultou uma análise sobre museologia, em cenário que pode ser inspirador para futuras reflexões.

A Câmara Municipal reconhecendo o compromisso que o Museu do Trajo assume com a comunidade são-brasense, no acesso à cultura, na promoção da participação ativa e dinâmica cultural com uma programação pautada pela qualidade, garante o alojamento nas instalações do Centro de Apoio à Comunidade aos investigadores nacionais ou estrangeiros, que vem desenvolver os seus projetos em São Brás de Alportel.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »