Monchique reforça os apoios a jovens para habitação! - Algarlife Monchique reforça os apoios a jovens para habitação! - Algarlife

Monchique reforça os apoios a jovens para habitação!

Monchique reforça o apoio aos Jovens do Concelho, para recuperação e ou aquisição de habitação própria, num valor até 10 Mil euros, uma proposta da autoria de Rui André, o Presidente da Autarquia, que já mereceu o acordo por unamimidade de todas as forças representadas na Assembleia Municipal.

Este apoio destina-se a Jovens ou Jovens Casais, com idade adulta inferior ou igual a 40 anos, podendo os mesmos acrescentar a este apoio, um vasto leque de isenções de Taxas e Tarifas Municipais, presentes em outros Regulamentos, bem como a oferta de projetos e apoio técnico.

Esta proposta surge no âmbito da aposta estratégica para o Concelho de Monchique, preconizada em alguns documentos estratégicos como a Agenda 21 de Monchique, onde se prevê a implementação de medidas de combate à desertificação e ao envelhecimento da população.

Segundo a nota do Municipio, todos os estudos demográficos existentes, nomeadamente os Censos, apresentam uma diminuição da população residente no território do Concelho de Monchique nas últimas décadas, destacando o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade, situação que tem merecido grande atenção e o lançamento de medidas concretas por parte deste Executivo.

Outra das razões que esteve na base da elaboração desta proposta, tem igualmente a ver com a degradação que se verifica em alguns edifícios no centro urbano, um património urbanístico que importa preservar e conservar.

Para o Presidente Rui André, estas medidas sendo absolutamente essenciais para o futuro do município, visam os jovens e jovens casais do concelho, “mas também aqueles para quem, o desafio das suas vidas, pode passar pela vida na serra e no campo, num movimento de fixação, em busca da qualidade de vida, a poucos minutos dos centros urbanos no litoral.

O presidente Rui André, destaca ainda que “Não poderíamos ficar indiferentes” esclarecendo que “esta é uma iniciativa que constitui uma aposta nas políticas vocacionadas para manter e cativar mais jovens, no sentido de evitar a desertificação humana que temos vindo a assistir nas últimas décadas. Este Regulamento, sendo uma espécie de ‘dois em um’, pretende fixar as pessoas e recuperar o edificado “destaca o autarca.

Após a aprovação deste documento em Assembleia Municipal, já concertado com todas as forças politicas representadas, o mesmo será publicado em Diário da República, prevendo-se a sua aplicação a partir de meados de Fevereiro.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »