Monchique foi nomeado “Terra de Culinária 2016”

15

Monchique foi nomeado “Terra de Culinária 2016” no Congresso Nacional de Turismo de Culinária, que tem estado a decorrer, desde quarta feira em Évora.

O prémio “Terra de Culinária” é uma iniciativa da responsabilidade da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, em parceria com o Turismo de Portugal e a DGARD – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A APTECE que promove esta iniciativa, distingue anualmente o Município que apresente o melhor plano de promoção e preservação da sua herança gastronómica, partilhando-a em iniciativas locais como forma de atrair turistas nacionais e estrangeiros, dinamizando a economia regional.

Este prémio põe em evidencia o trabalho concertado entre vários agentes locais, públicos, privados ou associativos, que no Concelho de Monchique, promovem a herança, as tradições usos e costumes, um dos grandes atrativos do concelho de Monchique.

Esta distinção permite a Monchique, valorizar, ainda mais e promover o património gastronómico do Concelho, envolvendo as diversas entidades, associações e empresários do sector produtor tradicional e da restauração, entre outros.

Rui André o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, ainda sob o efeito da nomeação, não teve dúvidas em afirmar que: “Esta é uma distinção que muito nos orgulha e motiva. Este é o reconhecimento pelo trabalho diário de muitas pessoas que são os verdadeiros obreiros da afirmação da gastronomia de Monchique, no contexto regional, tornando-a um elemento diferenciado para com a tradicional oferta turística da região.

Quando apresentámos a candidatura sabíamos que teríamos hipóteses de vencer, fruto do trabalho já realizado, no âmbito da estratégia trabalhada sector a sector em termos turísticos, sob o signo “O Topo do Algarve”.

No próximo ano, o Concelho de Monchique vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica nos mais variados eventos e comemorações. Pretendemos aprofundar os aspectos culturais associados, alargar o leque de ofertas em torno da gastronomia de Monchique e difundir pelo país e estrangeiro as nossas tradições, articulando sempre com os outros segmentos do turísmo local e regional.

O Prémio “Monchique Terra de Culinária” coloca-nos no maior palco enquanto terra da melhor gastronomia, dos melhores produtos e também da melhor e mais genuína forma de receber quem nos visita.” rematou o Presidente Rui André.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.