Mito Algarvio em Itália no Congresso Internacional de Acordeonistas!

Mito Algarvio no Congresso Internacional de Acordeonistas!

10
Mito Algarvio no Congresso da CIA

Mito Algarvio no Congresso da CIA

A Mito Algarvio, Associação de Acordeonistas do Algarve vai estar presente no Congresso de Inverno da Confederação Internacional de Acordeonistas (CIA), membro oficial da Music Concil da UNESCO, que se realiza em Cetraro na Calabria, em Itália, hospedado peIa Italian Accordion Culture (IAC), o membro italiano da CIA.

O Congresso de Inverno da C.I.A. é considerado, um dos encontros mais importantes e relevantes no ambiente internacional do acordeão, reunindo dezenas de delegações de todo o mundo, tendo como objectivos principais, debater, apresentar projectos e reflectir sobre o panorama mundial do acordeão.

O Congresso do ano passado realizado em Paris, foi marcante na vida da Mito Algarvio, que passou a integrar o mais importante organismo mundial de acordeão (C.I.A), após candidatura aprovada por unanimidade por parte do Comité Executivo. A comitiva portuguesa foi então constituída pelo seu Presidente Prof João Pereira, Vice-Presidente Sérgio Conceição e pelo Sócio de Mérito João Frade, que a convite da Confederação defenderam a candidatura perante os cerca de 30 países representados.

Como o sonho não é pequeno, na última assembleia geral realizada em Turku na Finlândia, em Outubro de 2015, durante a Copa Mundial de Acordeão, a C.I.A. decidiu atribuir à Mito a organização da Copa Mundial de Acordeão no Algarve em 2019, por proposta apresentada pelo nosso delegado e membro do importante painel de jurados, o Prof. Hermenegildo Guerreiro.

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, em estrita colaboração com a C.I.A, está a ultimar durante todo o mês de Maio, um conjunto de ações que visam promover a comemoração do Dia Mundial do Acordeão, instituido em 6 de Maio de 1829, dia em que Cyrillius Demien apresentou em Viena de Áustria a patente do acordeão, num esforço global no sentido de unir esforços para promover e elevar o acordeão.

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, pelas competências que lhes foram atribuídas, estará, neste congresso e em qualquer outro evento internacional promovido por esta confederação (C.I.A), em representação de todos os acordeonistas portugueses e não apenas dos algarvios, sob as insígnias da salvaguarda e dignificação do acordeão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.