Lançamento de Crónicas Alcoutenejas em Alcoutim

Lançamento de Crónicas Alcoutenejas em Alcoutim

8

Cronicas Alcoutenejas _abO livro “Crónicas Alcoutenejas II Volume” da autoria de Gaspar Martins dos Santos, é apresentado no próximo dia 9 de setembro (16h00), no Auditório do Castelo de Alcoutim.

“Crónicas Alcoutenejas” reune um conjunto de reflecções sobre Alcoutim, resultantes de memórias que na sua maioria, remontam a meados do século XX, um testemunho histórico, em forma de livro.

Com esta edição, pretende-se continuar a prestar uma homenagem a todos os que são também património histórico, sociológico, etnográfico, cultural, um testemunho de uma época, nas suas diversas realidades e contrastes.

Estas crónicas estão agrupadas em treze capítulos; Retratos, “Autoestrada” Guadiana e o automóvel, Trabalho – ocupações, Lazer, Festas, O Inesperado, Roubos Enigmáticos, Cidadania – Política, Consequências de Guerras, Espaços Urbanos Desaparecidos, Alcoutim no Mundo, Diversos Temas, Nota final – Recordando Amigos.

A edição foi apoiada pela Câmara Municipal de Alcoutim e pela União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro, considerando que se trata de “uma homenagem à memória das pessoas da região que merece ser perpetuada”.

Gaspar Martins dos Santos nasceu em Alcoutim, formado em engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, correspondente do jornal “O Século”, com um percurso profissional, que conta, com o projeto de cooperação internacional no estudo e proposta de Sistema Tarifário de Venda de Energia Elétrica, Diretor da Agência Municipal de Energia de Loures, membro da Assembleia Municipal de Alcoutim, fundador e dirigente do Grupo desportivo de Alcoutim entre outras atividades, foi distinguido com a medalha municipal de mérito de grau prata, na área da cultura e desenvolvimento em 2014.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.