Lagos recebe o “Roteiro Pela Profissão”, da O. dos Arquitetos!

17

Ordem dos Arquitetos está a promover o Forum “Roteiro para a Profissão”, um espaço de debate que envolva membros, parceiros e a sociedade civil, numa discussão aberta e conjunta sobre os temas que atualmente estruturam a prática da profissão.

Lagos acolhe a segunda edição deste Forum, que terá como tema a “Qualidade de Vida, Arquitetura e Turismo”, que decorre no próximo dia 20 de março (9h30 e as 18h), no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, situados na Praça Gil Eanes.

A primeira edição teve lugar em Tomar e, seguindo a estratégia de descentralização prevista, o próximo Roteiro acontece em Lagos, no dia 20 de março, entre as 9h30 e as 18h00, sendo que os temas em debate neste dia serão: Qualidade de Vida, Arquitetura e Turismo.

De acordo com a organização, o binómio arquitetura/turismo reveste-se de muitas particularidades. O Turismo é por si só uma atividade que assumiu profundas transformações nas últimas décadas tornando-se versátil, quer do ponto de vista do programa, do seu público alvo, mas também na sua própria comunicação. Simultaneamente, o desenvolvimento do Turismo acarretou a necessidade de uma resposta rápida que, muitas vezes, não acautelou as questões da qualidade e da sustentabilidade traduzindo-se frequentemente em zonamentos que originam uma “guetização” das próprias infraestruturas turísticas. Esta atividade é hoje mais exigente e há a consciência, por parte dos promotores, que o turismo se alicerça na própria estrutura local. As infraestruturas turísticas têm de se enquadrar, criar identidade e, acima de tudo, promover a qualidade de vida.

É hoje notório que muitos dos promotores se especializaram numa determinada vertente de negócio, introduzindo maior competitividade na área, em particular com a integração do arquiteto nos seus projetos. Este posicionamento perante os novos desafios do mercado confirma hoje que a arquitetura é uma disciplina transversal e que o papel do arquiteto como consultor estratégico é determinante para a implementação inicial do projeto, assim como para a definição do seu programa. Roteiro pela Profissão é uma iniciativa gratuita mas de inscrição obrigatória. Conheça o programa em www.arquitectos.pt.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.