Lagos quer ver preservada a Arte Xávega na Meia Praia!

19

A arte Xávega é um sistema de pesca artesanal em vias de extinção, que continua a ter expressão na Meia Praia, em Lagos, onde desde há mais de 100 anos, a rede é puxada à força de braços, sendo ainda hoje, um meio de vida para alguns pescadores e uma atração para os turistas, apesar de haver exemplos n´outros pontos do país, de artes idênticas, puxadas por juntas de bois e mais recentemente, utilizando tratores.

Reconhecendo o valor histórico e patrimonial desta arte tradicional, a Câmara Municipal de Lagos que ver preservada a arte xávega. Já em 2013, a Assembleia Municipal de Lagos, aprovou uma moção em que era defendida a continuidade desta arte na sua versão artesanal.

Na altura foi defendido que “esta pesca é não só um meio de vida dos pescadores que a praticam, mas é igualmente significativa, em termos de economia local, na exploração não poluente nem predadora de um recurso natural, como representa um interessante e único espetáculo para os utentes da praia, a tal ponto, que visitantes se deslocam propositadamente para apreciar este trabalho e até para participar na tarefa de puxar a rede”.

É neste sentido que a autarquia reconhece o valor da tradição desta arte, que decorre ao longo do ano, atrai as atenções e recolhe a simpatia da gente local e dos turistas.

Arte Xávega: Pescadores recolhem a rede na Meia Praia em Lagos.

Arte Xávega: Pescadores recolhem a rede na Meia Praia em Lagos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.