Lagos organiza um programa especial de Páscoa!

10

A autarquia de Lagos organiza uma diversidade de iniciativas dirigidas aos mais e menos jovens, o programa especial de Páscoa.

Doçaria, artesanato, música, artes plásticas e experiências científicas, são alguns dos “ingredientes” que irão acontecer na semana da Páscoa, em Lagos.

No fim de semana da Páscoa, nos dias 03 a 05 de abril, o grande destaque vai para a realização da XIV Feira do Folar e Artesanato, em Barão de São João, onde, para além da animação constante, se vão apreciar os sabores dos tradicionais folares e da doçaria local e conhecer o trabalho dos artesãos do concelho.

Esta é, simultaneamente, uma ótima oportunidade a não perder para visitar uma das mais típicas freguesias rurais de Lagos.

Na área do património histórico, a Câmara Municipal de Lagos está a organizar a iniciativa “Páscoa com História – Visita às Muralhas e Torreões de Lagos”, para o dia 04, entre as 15h00 e as 18h00, que inclui um passeio pedestre e visita comentada por algumas estruturas militares de defesa de Lagos. As inscrições são gratuitas mas limitadas e estão abertas até ao dia 01 de abril.

Na área da música estão previstos dois Concertos de Páscoa, a terem lugar no Centro Cultural de Lagos, o primeiro no dia 02, pelas 21h30 – “Mare Nostrum” -, pela Academia de Música de Lagos e um segundo, no dia 04, à mesma hora e no mesmo local, pela Orquestra Clássica do Sul.

Na área das artes plásticas Lagos também tem oferta para esta altura. Até ao dia 12 de abril é possível apreciar nas ruas e montras do centro histórico de Lagos, a Arte Páscoa, uma exposição temática alusiva às festividades da comemoração pascal. Estão expostas 63 peças, respeitantes ao retrato figurativo de Jesus Cristo – Paixão de Cristo, executadas pelos alunos das turmas de Artes Visuais (10º ao 12º anos) da Escola Secundária Júlio Dantas.

Para entreter os mais pequenos, o Centro Ciência Viva de Lagos organizou umas “Férias da Páscoa”, com muitas experiências científicas, e a Lagos em Forma propõe as Férias Desportivas Lagos em Forma – Páscoa 2015, com uma série de atividades desportivas, dirigidas a crianças dos 5 aos 12 anos, nos dias úteis entre 26 de março e 6 de abril. Também no Espaço Jovem estará nesta altura a decorrer um OTL – Páscoa Espaço Jovem – que inclui atividades para crianças dos 6 aos 10 anos, nomeadamente jogos de grupo, expressão plástica, visitas culturais, cinema, jogos tradicionais, dança, entre outros.

PROGRAMA:

♦ Dias 23 a 27 março | 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h00
OTL Páscoa Espaço Jovem

Atividades para crianças dos 06 aos 10 anos – Jogos de grupo, expressão plástica, visitas culturais, cinema, jogos tradicionais, dança, entre outros.
http://espacojovemlagos.wordpress.com

♦ Dias 23 março a 02 de abril
Férias de Páscoa com Ciência

Gostas de aprender de uma forma divertida? Não percas a oportunidade de participares nas nossas atividades de Páscoa repletas de Ciência.
Mais informação em lagos.cienciaviva.pt.

♦ Dias 26 de março a 06 de abril
Férias Desportivas “Lagos Em Forma Páscoa 2015”
Local: Complexo Desportivo e Estádio Municipal
Org.: Lagos em Forma

Atividades desportivas, entre outras, dirigidas a crianças dos 5 aos 12 anos.As atividades serão desenvolvidas no Complexo Desportivo e no Estádio Municipal, das 08h30 (receção aos participantes) às 18h00 (entrega dos participantes). Atividades incluídas nas Férias Desportivas: Natação, Hidro Kids, Jogos Aquáticos, Jogos Rítmicos e Expressivos, Jogos Lúdicos, Jogos Tradicionais, Jogos de Tabuleiro, Caça ao Ovo, Andebol, Futebol, Basquetebol, Voleibol, Taekwondo, Patinagem, Escalada, Peddy Paper, Origamis, Atelier de Pintura, Pinturas Faciais, Pintura de Ovos da Páscoa, Modelagem de Balões, Culinária, Visionamento de filmes e Apoio ao estudo.
Mais informação em http://www.lagosemforma.pt/news/ferias-desportivas-pascoa2015/

♦ Dia 02 abril | 21h30

Mare Nostrum – Concerto de Páscoa

Local: Centro Cultural de Lagos

Org.: Academia de Música de Lagos

Normal: 8€ (descontos habituais da Academia de Música de Lagos)

O Concerto integrará o quarteto de cordas germânico Lenbach Quartet, com Uta Hannabach e Uta Kerner no violino, Miriam Peter na viola e Sunita Mamtani (violoncelo e direção artística), que interpretarão uma das obras primas de Franz Schubert, o quarteto de cordas nº 14 em ré menor, conhecido popularmente como A Morte e a Donzela (em alemão: Der Tod und das Mädchen). A primeira parte do concerto contará com a mezzo-soprano Joana Godinho e a soprano Carina Ferreira, na interpretação de algumas emblemáticas árias da música desta quadra pascal.

♦ Dias 03 a 05 abril
XIV Feira do Folar e Artesanato
Local: Barão de S. João
Org.: União Juntas Bensafrim e Barão S.João

♦ Dia 04 abril | 15h00 às 18h00
Páscoa com História / Visita às Muralhas e Torreões de Lagos
Org.: Câmara Municipal de Lagos
Inscrições gratuitas e limitadas, até ao dia 01 de abril, para: filomena.eufemio@cm-lagos.pt

15h00 | Concentração junto ao Armazém Regimental e breve explicação da visita comentada / Passeio Pedestre (Praça do Infante D. Henrique)
15h30 | Observação e análise das estruturas militares de defesa de Lagos, a partir do Castelo dos Governadores e Baluartes da Porta da Vila e do Espingardeiro.
18h00 | Encerramento do Passeio Pedestre junto do Posto de Turismo de Lagos (Praça Gil Eanes)

♦ Dia 04 abril | 21h30
Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: OCS
Bilhetes: 6€

Rui Pinheiro, Direção
Maria José Rocha, Soprano
Cláudia Amaro, Verónica Rosová Contralto
Paulo Sopa, Luis Espada Tenor
João Mendonça Pedro, Baixo
Grupo Coral Ossónoba

♦ Até 12 de abril
Exposição Arte Páscoa
Local: Ruas da Cidade (da Igreja de Santa Maria à Igreja de São Sebastião)
Org.: União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria) e Paróquias de Sta. Maria e S. Sebastião.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.