Lagos homenageou memória do Infante D. Henrique

19

Lagos prestou homenagem à memória do Navegador Infante D. Henrique, numa cerimónia que decorreu no passado dia 13 de novembro, na Praça com o seu nome, para celebrar os 555 anos sobre a sua Morte.

Considerando a relevância histórica do grande navegador Infante D. Henrique na história de Portugal, em particular na Fase Henriquina dos Descobrimentos Portugueses (1415-1460), bem como a sua ligação a Lagos, a autarquia voltou, este ano, a organizar um programa relembrando os 555 anos sobre a sua morte, que pretendeu valorizar a vida e obra de D. Henrique, enquadrando-o historicamente e no contexto social, político e religioso, mas também dar destaque aos vários aspetos do património material existente em Lagos ou com alguma relação a esse período do séc. XV.

A cerimónia protocolar contou com a participação de uma Secção de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, e com a presença do Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Manuel José Isabel, Comandante da Zona Marítima do Sul, como representante da Marinha Portuguesa, que se associou mais uma vez mais à celebração desta efeméride.

A cerimónia, presidida por Maria Joaquina Matos a Câmara Municipal de Lagos contou com a presença de vários convidados neste tributo que decorreu junto à estátua do Navegador. Estiveram ainda presentes alunos dos 4º e 9º anos, que participaram em diversas atividades didáticas.

O programa das comemorações contou ainda com uma visita guiada aos vestígios do Património Quatrocentista da Cidade de Lagos “Viagem ao Tempo do Infante D. Henrique” e uma Conferência subordinada ao tema “O Infante D. Henrique e os Descobrimentos”, que decorreu no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, a qual encerrou o Ciclo de Conferências “600 anos da Tomada de Ceuta”, que a autarquia promoveu desde o início do ano.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.