Lagos hasteou a Bandeira Azul em todas as praias

Lagos hasteou a Bandeira Azul em todas as praias

8

O Hastear das Bandeiras Azuis e de Praia Acessível no município, que decorreu no dia 22 de junho, marcou o arranque da Campanha “Lagos na Onda do Verão 2016”, que integra inúmeras atividades de animação e de sensibilização ambiental, conselhos de segurança, um concurso de fotografia e dicas sobre o que pode visitar e fazer em Lagos nesta altura do ano.

Bandeira Azul | Meia Praia

Bandeira Azul | Meia Praia

Este ano o Programa Bandeira Azul celebra 30 Anos. Desde o primeiro critério, e ao longo dos anos, muita coisa mudou desde a forma como se olha o ambiente, os recursos naturais ou mesmo o usufruto que deles fazemos, sobretudo num contexto balnear, contribuindo decisivamente para um melhor ordenamento do território e uma maior consciencialização dos municípios em relação à importância do cumprimento das normas ambientais, não apenas do ponto de vista do prestígio e imagem, mas igualmente do ponto de vista do retorno económico.

Em Lagos, as melhorias são bem visíveis e a notoriedade alcançada decorre desta filosofia da Bandeira Azul e da evolução registada neste âmbito, e que este ano se assinala sob o lema “30 anos, 30 critérios, um objetivo”.

No dia 22 de junho, e à semelhança dos anos passados, a Bandeira Azul voltou a ser hasteada nas seis zonas balneares de Lagos: Praia da Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana, sendo que, nas primeiras quatro, o município volta a ostentar a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.

Ecopontos_Lagos Onda do Verao _abA ostentação deste conceituado galardão e a conquista de diversos prémios e distinções “certificam Lagos como destino turístico de excelência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local”, como garantiu a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos. “Há 30 anos que esta autarquia hasteia a Bandeira Azul com muito orgulho. É um símbolo do trabalho árduo que ao longo do tempo temos desenvolvido nesta área”. Sendo que a cerimónia do Hastear das Bandeiras marca o arranque da Campanha “Lagos na Onda do Verão 2016”, a autarca aproveitou a ocasião para agradecer publicamente tanto a todos os patrocinadores já “sem o seu apoio dificilmente a Campanha acontecia com estas dimensões e impacto”, como a todos os que apoiam, direta ou indiretamente, a promoção desta iniciativa.

O Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, fez questão de estar presente em Lagos e associar-se a esta importante iniciativa no município. Destacando o facto de na região do Algarve existirem 88 Bandeiras Azuis, o responsável sublinhou “o esforço de todas as autarquias e respetivas parcerias que têm conseguido manter e/ou criar para alcançar este resultado”.

Tiraló_MeiaPraia _abRecorde-se que, no caso concreto de Lagos, a Bandeira Azul é uma garantia da qualidade das águas balneares do concelho, das suas infraestruturas de apoio, bem como do interesse de todas as ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo no município.

O responsável pelo turismo na região referiu ainda que “o Algarve tem tido já uma procura e ocupação muito superior à do ano passado”, sendo que “o nosso país, e a região algarvia, em particular é um destino de referência, já que oferece para além do sol, praia e património, confiança nas áreas de segurança e assistência médica”. A terminar, Desidério Silva deu a conhecer o desafio para este ano: “para além de manter os turistas habituais, vamos tentar fidelizar os que visitam o Algarve pela primeira vez”.

A certeza é que todos os anos, chegado o tempo de calor, férias, descoberta, novas experiências, descanso, sol e mar, Lagos entra na ONDA do VERÃO! As atividades de informação, animação e sensibilização ambiental vão marcar presença nas praias de Lagos durante os meses de julho e agosto. Os principais destinatários são as crianças e jovens, mas haverá também iniciativas para outras faixas etárias.

Na AGENDA AZUL, que estará disponível no início de julho, em todos os equipamentos municipais, os interessados encontrar muitas sugestões para aproveitar os seus tempos livres. Consulte os nossos destaques da programação para este verão e faça o seu próprio roteiro cultural!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.