Lagos: Feiras, exposições, animação, folclore e música em agosto!

8

O Município de Lagos oferece um diversificado programa de animação cultural no mês de agosto, onde se destaca, para além da XIII FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve e da Festa do Banho 29, o Fado, pela reconhecida Gisela João, que será magistralmente acompanhada pela Orquestra Clássica do Sul.

O mês começa com feiras onde pode conhecer tanto as tradições do Algarve, como novos trabalhos de artesanato, design de moda, joalharia ou ilustração. Destaca-se a XIII FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve, a decorrer entre os dias 01 e 03, em Bensafrim, certame onde para além da mostra de artesanato e da doçaria local, é possível assistir a gincanas, demonstrações de equitação ou provas de tiro ao alvo. Haverá igualmente animação durante os três dias e, para as 22h30, estão previstos espetáculos com nomes muito conhecidos do mundo da música portuguesa. No que diz respeito a tradição, está também prevista a realização do já tradicional Festival de Folclore de Odiáxere, a decorrer no dia 09 de agosto, no Largo do Moinho. E para terminar o mês também relembrando e revivendo a tradição, terá lugar a Festa do Banho 29, entre os dias 29 e 31, com um programa festivo que integra a animação musical, animação de praia, e o obrigatório banho noturno.

A animação de rua será também uma constante durante este mês com feirinhas, bailes de verão (na Praça do Infante, Mercado de Santo e Praça Luis de Camões) e o “Circo”, um delicioso espetáculo de marionetas, que o Teatro Experimental de Lagos apresenta, todas as Terças e Quintas (às 20h e às 21h30), na Praça Luís de Camões. Também continuam este mês, e com grande êxito, os PASSEIOS HISTÓRICOS “À Descoberta do Património Histórico-Cultural de Lagos”, que acontecem todas as Quintas-Feiras (às 9h30 e às 21h30). São visitas orientadas, pedestres ou em comboio turístico, por alguns monumentos e arte pública da cidade. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser efetuadas previamente no Posto de Turismo (Praça Gil Eanes).

Quanto a concertos, são muitos os que estão previstos para este mês, e de vários estilos musicais. Destaque especial para o espetáculo CAIXA a SUL, que traz a Lagos a sobejamente conhecida fadista GISELA JOÃO, um dos nomes mais em destaque da nova geração de cantores do fado, e que será acompanhada em palco pela ORQUESTRA CLÁSSICA do SUL. O espetáculo decorre na Praça do Infante, no dia 09 de agosto a partir das 22h00. Num outro estilo, de música antiga, decorre nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 o III Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul”, com os concertos a decorrer no Armazém Regimental de Lagos (Praça do Infante). Este 3º Ciclo é um projeto de promoção da Música Antiga no Barlavento Algarvio, organizado pela AML – Academia de Música de Lagos (informação detalhada em www.academiamusicalagos.pt), sob a direção artística de Elsa Santos Mathei.

No Centro Cultural vão decorrer vários espetáculos musicais integrados na iniciativa “Pátio ao Luar”, bem como o concerto “Amália Sempre” com as jovens fadistas Inês Gonçalves, Inês Graça e Isa de Brito e ainda o espetáculo Culturas pelo Mundo – Música Mundi: Fad’Nu, organizado pela AML e que se apresenta como um projeto que vive da cumplicidade intimista que nasce do diálogo cénico e musical entre a cantora e o guitarrista, personagens fulcrais e identificadoras do género reconhecido como Fado. Também para este local estão previstos três peças de teatro português: a Comédia “A Língua da Sogra” (no dia 02), cujo elenco conta com a veterana atriz, Florbela Queiroz, com 57 anos de carreira, vários prémios e inúmeros sucessos, o Teatro Revista “Quem Mais Gamou…Melhor Ficou!” (nos dias 07 e 08), organizado pelo Boa Esperança, e a Grande Comédia “Cucurrucucu”, cuja direção artística está a cargo do conhecido ator Tozé Martinho.

Quanto às iniciativas da BIBLIOTECA MUNICIPAL, decorre o habitual ciclo de cinema, ainda que este mês as sessões tenham lugar no Centro Cultural de Lagos, a partir das 21h30. Dedicado ao tema “Do Outro Lado do Espelho”, terá lugar todas as quartas-feiras do mês (dias 06, 13, 20 e 27). Os mais cinéfilos podem assistir aos filmes: “Homem morto”, “Uma pequena vingança”, “Cães de Palha” e o “O Quarto Mandamento”, respetivamente. Também para os mais pequenotes, a Biblioteca preparou as FÉRIAS DE VERÃO 2014 – Atividades para Crianças, que vão decorrer nos vários Pólos de Leitura do concelho.

Finalmente, e quanto a EXPOSIÇÕES são várias as que podem ser visitadas. Na Fortaleza Ponta da Bandeira continua patente ao público “Lagos e os Descobrimentos – O Traje na Sociedade Portuguesa de Quinhentos”, que se centra num conjunto de peças alusivas à sociedade da época dos Descobrimentos, com destaque para os trajes e artefactos característicos do quotidiano dos cidadãos quinhentistas do Portugal do século XVI. No Centro Cultural de Lagos, podem ser visitadas, até outubro, as exposições de Margarida Valente “i lasticidades. i outros” (objetos com design ) e a coletiva “Interioridades Singulares” (com a participação dos artistas Brigitte von Humbolt, Carla Piazza, Mariola Landowska, Tarciso Viriato e Vando Figueiredo).Nos Antigos Paços do Concelho estão patentes as exposições “Recantos da Memória”, com trabalhos de utentes da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, e “O Mundo das Bonecas”, com bonecas de várias nacionalidades – algumas com edições limitadas e características invulgares. No Posto Municipal de Exposições, no Largo Marquês de Pombal, está patente entre 06 e 17 de agosto a exposição “Fluir”, de Sara Glória.

Consulte informação detalhada sobre toda a programação em www.cm-lagos.pt




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.