Lagos entrega Hortas Sociais a famílias do concelho

Lagos entrega Hortas Sociais a famílias do concelho

9

A Câmara Municipal de Lagos entregou no passado dia 05 de abril, a 7 famílias do concelho, parcelas de terreno para cultivar, no Parque das Freiras.

Hortas Sociais - Lagos

Hortas Sociais – Lagos

As Hortas Sociais Urbanas, inauguradas em março de 2012 no Parque Dr. Júdice Cabral, vulgo Parque das Freiras em Lagos, atribuíram na altura, parcelas de terreno a 28 famílias do concelho. Recentemente e numa lógica de rotatividade, foram entregues a 7 famílias as parcelas de terreno para cultivo.

Esta iniciativa está enquadrada num projeto mais vasto, intitulado “Agricultura Biológica para Todos”, e do qual fazem parte ações de sensibilização e de formação, onde se inclui a realização de workshops sobre agricultura biológica e alimentação saudável.

Prtende-see reforçar a prática de agricultura social, suscetível de constituir um reforço alimentar saudável como complemento de subsistência alimentar das famílias; desenvolver hábitos alimentares saudáveis; incentivar a requalificação ambiental de terrenos camarários abandonados, subaproveitados ou com uso inadequado e valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo, são os principais objetivos deste projeto.

A cedência das parcelas de terreno para hortas sociais tem fins sociais e ambientais, está sujeita a critérios de interesse público. Neste sentido, todos os candidatos tiveram que preencher, pelo menos, um dos requisitos plasmados no Regulamento das Hortas Sociais Urbanas.

Atualmente, e em lista de espera, estão ainda 21 candidatos. A autarquia está a estudar outras alternativas e outros terrenos para poder alargar o projeto e tentar dar resposta à procura.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.