Lagos comemorou aniversário de elevação a cidade!

10

Lagos comemorou os 442 anos de Elevação a Cidade com um conjunto de iniciativas de caráter cultural e turístico, que incluíram a inauguração de duas exposições e a conferência alusiva ao tema “O Infante D. Henrique e Lagos”, integrada no Ciclo de Conferências, que a autarquia vai promover durante todo o ano de 2015, dedicado à temática “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”.

O programa de dois dias, contou com a participação de guias intérpretes, operadores turísticos, representantes de unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município e de vários outros convidados e interessados na temática.

As comemorações foram preenchidas com ações de promoção do concelho, como destino turístico, valorizando a história, a cultura, o património e a identidade, enquanto cidade dos descobrimentos.

Na cerimónia presidida pela presidente, Maria Joaquina Matos, que decorreu no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho e que foi pequeno para acolher o número de presentes, foram várias as intervenções em que foi dado destaque para a necessidade de saber tirar partido de outras valências para além do ‘sol e mar’, por ser sazonal, “mas da cultura, do património ou por exemplo, do turismo da natureza”.

João Fernandes, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), focou a sua intervenção no “Património Natural, no Turismo de Natureza”, abordando alguns dos pontos integrados na visão estratégica da RTA, para o turismo do Algarve, no período temporal 2015 – 2018.

A Conferência inaugural do Ciclo de Conferências que a autarquia vai promover durante o ano de 2015, subordinadas à temática “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”, teve como orador convidado, e Coordenador Científico deste Ciclo, João Paulo Oliveira e Costa, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e autor de várias obras, que falou sobre “O Infante D. Henrique e Lagos”.

As comemorações ficaram ainda marcadas pela inauguração de duas importantes exposições, a primeira do pintor Antero Anastácio, nos Antigos Paços do Concelho e a Exposição de Banda Desenhada, no Centro Cultural de Lagos, que estará patente até 11 de abril.

excerto Cronica Guiné




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.