Lagos comemora 41.º Aniversário do 25 de Abril

12

Para assinalar o mais importante marco histórico da conquista da liberdade e da democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Lagos organizou, em parceria com várias entidades e associações do concelho, um programa especial de atividades, a decorrer entre os dias 15 e 28 de abril.

As comemorações do 41º aniversário do 25 de Abril são marcadas, para além das cerimónias protocolares, por várias iniciativas na área do desporto e da cultura, que vão desde exposições, música, dança até diversas provas desportivas.

Para além de todas as iniciativas previstas ao longo destes dias, destaque logo para a noite de dia 23, com a realização, no Centro Cultural de Lagos, do espetáculo “Abril Sempre”, com a participação de Vitorino, o cantor mais representativo do Alentejo e da sua música e dono de uma carreira já longa, com mais de 30 obras discográficas editadas que alcançaram na sua maioria a prata, ouro e platina. Vitorino já faz parte da história de música portuguesa não só pela sua obra mas também como sendo o mais importante divulgador e embaixador do cante alentejano que é hoje Património Imaterial da Humanidade.

Na noite do dia seguinte (dia 24), também pelas 21h30, mas na Biblioteca Municipal de Lagos, decorrerá a iniciativa “As Vésperas”, que inclui a inauguração de uma exposição e uma tertúlia com a participação de 3 interventores sociais – Fernando Dacosta, Manuela Caneco e José Veloso.

O dia 25 será assinalado pelas habituais cerimónias protocolares destacando-se, da parte da manhã, o Hastear da Bandeira, seguido da habitual arruada pela Filarmónica 1.º de Maio e a realização, pelas 10h00, da Sessão Solene conjunta da Câmara, da Assembleia Municipal e da Assembleia da Juventude, que integra a intervenção dos grupos políticos representados no órgão deliberativo e a participação de alunos das escolas do concelho, intercalados por momentos musicais. A Sessão voltará, à semelhança do ano anterior, a decorrer na Praça Gil Eanes. Mais tarde, a partir das 13h00, acontece o tradicional Almoço Comemorativo, que terá lugar no restaurante Adega da Marina.

Na parte da tarde destaca-se a inauguração de duas exposições no Centro Cultural de Lagos, pelas 17h30: “Pano de Cena” – exposição de pintura de João Chichorro e “Entreolhares”, com trabalhos dos alunos finalistas do 12.º ano da disciplina de Desenho (Escola Secundária Júlio Dantas).

A noite será dedicada à música, em que o palco do Centro Cultural recebe, pelas 21h30, uma estreia. No concerto, que terá início pelas 21h30, sobe ao palco a Jazz’Arte Big Band, cuja organização está a cargo da Academia de Música de Lagos.

Durante este dia, o parque de estacionamento subterrâneo da Frente Ribeirinha será gratuito.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.