Lagoa hasteou a Bandeira Azul em seis praias do Concelho - Algarlife Lagoa hasteou a Bandeira Azul em seis praias do Concelho - Algarlife

Lagoa hasteou a Bandeira Azul em seis praias do Concelho

Lagoa hasteou no passado dia 3 de junho, a Bandeira Azul nas praias do Concelho que foram galardoadas, duas das quais, classificadas como Praias Acessíveis.

A cerimónia do hastear das bandeiras iniciou-se na praia dos Caneiros, seguindo-se a do Pintadinho e a Praia Grande, todas localizadas em Ferragudo, Freguesia que este ano obteve metade das praias com “Bandeira Azul”. Seguiram-se as praias de Carvoeiro, Nossa Senhora da Rocha e Vale do Olival, ambas em Porches.

Estiveram presentes a Vereadora Anabela Simão, o Patrão-Mor da Capitania do Porto de Portimão, a representante da Agência Portuguesa do Ambiente, bem como os Presidentes e representantes das Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho.

Paralelamente, as praias de Carvoeiro e de N. S. da Rocha ostentarão a bandeira de Praia Acessível, confirmando o cumprimento de um conjunto de normas que facilitam o uso dos areais por pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias disponibilizam ainda cadeiras anfíbias que permitem a ida a banhos a este grupo especial de utentes.

Este ano, o projeto “Carvoeiro – Acessibilidade Inclusiva” garantirá o acesso entre o Largo da Praia e a área concessionada, por meio de uma plataforma rígida modular em madeira, assente no areal, bem como providenciará locais à sombra pensados para serem confortavelmente transitáveis, mesmo por cadeiras de rodas.

Para além dos banhos de mar, os veraneantes podem usufruir de passeios por caminhos sinalizados ou pelo passadiço construído sobre as arribas, em Carvoeiro, entre o Forte de N. Sra. da Encarnação e o Algar Seco, que também poderá ser utilizado por pessoas com mobilidade condicionada.

Os passeios em barcos preparados e licenciados para o efeito, também são possíveis e frequentes com todas as garantias de segurança, permitindo aos utilizadores, observar um litoral artisticamente esculpido pela natureza na rocha calcária, ao longo de milhões de anos, a que se aliam as festas de praia ao fim da tarde ou a degustação de uma gastronomia baseada nos produtos acabados de sair do mar.

A Associação Bandeira Azul da Europa e a Região de Turismo do Algarve anunciaram para 2015 a lista oficial das 85 praias e 4 marinas algarvias distinguidas com o galardão de qualidade – atribuído anualmente mediante o cumprimento de um conjunto de cerca de 30 critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes, assim como informações técnicas e de sensibilização ambiental.

O Concelho de Lagoa obteve seis distinções confirmando a excelência das zonas balneares deste troço da costa algarvia, dotado de cerca de 40 pequenas praias, algumas delas sem acesso por terra, localizadas ao longo de uma orla costeira com mais de 17 km, formada por arribas alcantiladas, promontórios e enseadas.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »