Lagoa foi eleita “Cidade do Vinho 2016”

7

Lagoa foi eleita “Cidade do Vinho 2016”, título e distinção, anunciados pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que reuniu na passada terça feira no Museu do Vinho no Cartaxo, para apreciar as candidaturas.

Concorriam com Lagoa, os municipios de Silves, Ourém, Ponte de Lima e Santa Marta de Penaguião, zonas vitivinícolas com historial e vinhos reconhecidos, nacional e internacionalmente.

Em declarações à Agência Lusa, Francisco Martins o Presidente da Câmara Municipal, referia que o vinho: “É um produto que se confunde com a história de Lagoa”, esta eleição corresponde “ao reconhecimento do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar da autarquia, ao longo deste ano no concelho, que elegeu 2015, como o “Ano do Vinho e da Vinha”.

Na última década, tem-se verificado um importante crescimento do setor vitivinícola, quer em termos de quantidade como de qualidade, comprovado nos vários prémios nacionais e internacionais, conquistados pelos vinhos de Lagoa, graças ao trabalho desenvolvido no Concelho, com a criação de condições de atratividade para os produtores se instalarem.

A Câmara Municipal de Lagoa pretende no âmbito da “Cidade do Vinho 2016”, contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as caraterísticas comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património.

A candidatura a “Cidade do Vinho” exigiu a elaboração de um programa anual de ações culturais, de formação e sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional, explorando as suas particularidades e dando provas de criatividade.

Para além dos eventos obrigatórios decorrentes da distinção, a Gala do Vinho e a eleição da Miss Vindimas, Lagoa vai promover várias iniciativas ligadas ao setor e às áreas da cultura, educação e ambiente, entre outros.

E porque depois da comemoração da vitória da candidatura, se segue o tempo do trabalho, o primeiro ato acontece já no próximo mês de janeiro, com o Centro de Congressos do Arade, no Parchal, a receber a comemoração do Dia de Reis, com um programa que será anunciado brevemente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.