Lagoa distinguido com o prémio "Viver em Igualdade"

Lagoa distinguido com o prémio “Viver em Igualdade”

9

Lagoa recebe no próximo dia 24 de Outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, o prémio “Viver em Igualdade”, atribuído pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Este prémio que será entregue em Lisboa, durante a cerimónia pública presidida pelo Ministro Eduardo Cabrita, distingue Lagoa como Concelho com boas práticas no sentido da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

Entretanto em Lagoa o dia é assinalado com a oferta de 525 livros “Mariana num mundo igual” da autoria de Mariana Monteiro, atriz que, em 2015, foi convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, reforçando o papel que já assumia de promoção da igualdade de género e de oportunidades.

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Cidadania 2014-2017 do Município de Lagoa, o Vereador da Educação passará, no dia 24, por todas as Escolas Básicas do Concelho onde vai oferecer um exemplar do livro a cada um dos/as alunos/as dos 3º e 4º anos. Alguns exemplares ficarão no espólio da Biblioteca Municipal e em toda a rede de Bibliotecas Escolares do Concelho.

A personagem deste livro, Mariana, aborda atitudes e comportamentos que a discriminam, simplesmente por ser menina. A sociedade entende que meninos e meninas não podem, ou não têm capacidade, para realizar as mesmas tarefas. Prevalece a ideia de que as meninas gostam mais de bonecas do que de ferramentas e que os rapazes não têm talento para ser manicures.

Esta diferenciação, não sendo justa, pode ser um grande obstáculo à concretização dos sonhos dos mais jovens. Mariana ajuda a compreender, a ultrapassar e a não promover esta discriminação, alertando os jovens para a importância da promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.