Jornadas Europeias do Património Cultural 2014 em Lagos!

6

Lagos volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património (JEP 2014), promovendo, nos dias 26 a 28 de setembro, a realização de um diversificado conjunto de atividades que pretendem chamar a atenção para a importância do património cultural do concelho. Este ano, as JEP são subordinadas ao tema “Património, sempre uma descoberta”.

A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propôs, para as Jornadas Europeias do Património de 2014, o tema “Património, sempre uma descoberta”, com o qual pretende chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, de novas leituras e interpretações, acompanhando a evolução das mentalidades, das ideias e também das modas.

Com este tema pretende-se também evidenciar o enorme potencial contido no Património Cultural, seja ele construído ou imaterial, a sua importância para um harmonioso e equilibrado desenvolvimento social e económico e para o papel da Cultura na sociedade. A permanente redescoberta do Património é também a constante redescoberta das nossas raízes, das nossas referências e da nossa identidade, tornando-se fundamental a sensibilização dos cidadãos para o seu conhecimento e para a sua proteção e valorização.

Câmara Municipal de Lagos associa-se mais uma vez a esta efeméride com um programa diversificado de atividades que passam por visitas orientadas, workshops e palestras, a inauguração de uma exposição e entradas gratuitas nos principais equipamentos museológicos da cidade.

Recorde-se, a propósito, que a Igreja de Santo António reabriu recentemente para visitas públicas, ainda que de forma condicionada. O imóvel havia sido encerrado ao público em Outubro do ano passado, mas não sendo os problemas detetados na sua abóbada tão graves como se pensou inicialmente, decidiu-se que a mesma poderia ser aberta ao público, ainda que os visitantes tenham de respeitar a área definida para a sua circulação e permanência (foi colocada no seu interior uma estrutura coberta para garantir a sua segurança).

Calendário de iniciativas preparadas para as JEP 2014 em Lagos e:

PROGRAMA

♦ Dias 26, 27 e 28
Entradas gratuitas nos equipamentos museológicos em LAGOS:
◘ FORTE PONTA DA BANDEIRA | 10:00 – 12:30 / 14:00 -17:30
Exposição “Lagos e os Descobrimentos – O Traje na Sociedade Portuguesa de Quinhentos”

◘ MUSEU MUNICIPAL DE LAGOS | 10:00 – 12:30 / 14:00 – 17:30
Visita ao Pelourinho Manuelino

◘ ARMAZÉM DO ESPINGARDEIRO | 10:00 -13:00
Exposição “Lagos – A Urbe e o seu Tempo”

♦ SEXTA | Dia 26
15h00 – Palestra “3 Peças, 3 Histórias, 3 Épocas”
Local: Museu Municipal de Lagos

17h00 – Inauguração da Exposição Fotodocumental “Lagos, Uma Cidade ao Encontro da sua História – o antes e o depois da construção da Avenida dos Descobrimentos”
Local: Forte Ponta da Bandeira

♦ SÁBADO | Dia 27
16h00 – Roteiro do Património Religioso de Lagos (*)
Ponto de encontro: junto ao Monumento ao Infante D. Henrique / Frente Ribeirinha (a terminar na Igreja de São Sebastião)

18h00 – Apontamento musical pela Academia de Música de Lagos
Local: Igreja de São Sebastião

♦ DOMINGO | Dia 28
15h00 – Visita orientada (*)
Moinho de Vento de Odiáxere e igreja de Nossa Senhora da Conceição (Pórtico Manuelino)

17h00 – Workshop de Doçaria Regional (*)
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo

18h00 – Apontamento Musical pelo Grupo Coral de Lagos
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo

(*) As atividades assinaladas (Roteiro, Visita orientada em Odiáxere e Workshop) são gratuitas, ainda que seja necessária inscrição prévia (nº limitado de participantes) até ao dia 26 de setembro, no Posto de Turismo, situado na Praça Gil Eanes (282 763 031 ou pim@cm-lagos.pt – com indicação de nome e contacto).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.