Jornadas de Pediatria do CHAlgarve reunem especialistas!

8

Tem início próxima quarta-feira (4 de dezembro) mais uma edição das Jornadas de Pediatria do Centro Hospitalar do Algarve, evento, que decorre até ao dia 6 de dezembro no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e que conta com a presença de vários médicos, enfermeiros e técnicos especialistas em pediatria com o objetivo de promover o debate sobre patologias, quadros clínicos, abordagens terapêuticas e problemáticas pediátricas diversas, promovendo-se desta forma o enriquecimento do saber e prática clínica.

Ao longo dos três dias do evento, que se inicia com um curso satélite direcionado para profissionais de saúde, vão estar em debate temas como: «Baixa e alta estatura»; «Atualizações em infeciologia pediátrica»; «Enurese»; Cefaleias; «Dislexia, desvios da coluna»; «Proximidade sensorial pais/filho»; «Indicação terapêutica da hipotermia induzida»; «Dor na UCIN»; «Recém-nascido hipotónico»; «Neuro-desenvolvimento no prematuro» e «Desafios da amamentação para o prematuro».

Destaque especial para a conferência sobre o tema «Critérios de exclusão de crianças das creches, dos jardins-de-infância e das escolas (CJIE) por virtude de doenças infeciosas. O que fazer?», proferida pelo pediatra Manuel Salgado, do Hospital Pediátrico de Coimbra – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Com interesse alargado não só a profissionais de saúde, como também a pais e educadores, a conferência tem como objetivo desmistificar conceitos sobre alguns sintomas e doenças infeciosas. Estas, por serem contagiosas, levam ao afastamento temporário das crianças dos espaços educativos, aumentando desnecessariamente o absentismo laboral dos pais.

De acordo com o pediatra, “o facto de ser contagioso não é motivo para se excluir de forma sistemática. Mesmo em países com normas bem definidas, por cada sete crianças afastadas de forma temporária, seis são-no indevidamente, sendo esta relação maior em Portugal”.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do email 11e3jorn.pedneo@gmail.com

A organização está a cargo do Serviço de Pediatria da Unidade de Faro do CHAlgarve e conta com o apoio da Associação dos Amigos da Pediatria.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.