FolkFaro 2014, a festa das músicas e danças do mundo em Faro!

11

Considerado o maior festival de folclore do Sul de Portugal, a 12ª edição do FolkFaro. a festa das músicas e danças do mundo, que decorre de 16 a 24 de Agosto, tem início com a Gala de Abertura no Teatro das Figuras na noite de sábado (16) às 21:30.

Organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, com o apoio principal da Câmara Municipal de Faro, o certame que tem como tema “Ponto de Encontro de Povos e Culturas”, conta com a participação de grupos de sete países, que no total, trazem a Faro mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, que irão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões.

Participam no FolkFaro 2014, delegações do Canadá, Equador, Eslováquia, França, Indonésia, Moldávia e grupos de várias regiões de Portugal, numa demonstração das tradições populares de povos de diferentes latitudes.

A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 16 de Agosto (sábado, às 21.30h), com todos os países participantes, marcará o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro.

Depois da Gala, sucedem-se os espectáculos diários no Palco do Passeio da Doca, onde se prevê a afluência de milhares de pessoas, à imagem do que tem acontecido nos anos anteriores. O FolkFaro é o único evento de carácter anual que, durante mais de uma semana, devolve vida e animação à baixa da capital algarvia. O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de S. Brás de Alportel, Loulé, Tavira, Castro Marim e Silves.

Em cada uma dessas noites, atuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Sandra Cristo & Filipe Neves, Clube de Danças João de Deus, Noite de Fado, Cante Andarilho, Companhia de Dança do Algarve e Trovas Campestres.

As tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões: Rancho Regional de Argoncilhe (Douro Litoral), Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato (Ribatejo), Grupo de Folclore do Melriçal (Beira Litoral), Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho e o anfitrião Grupo Folclórico de Faro – adulto e infantil (Algarve).

As animações de rua, os ateliers de dança, os desfiles, os espectáculos nas freguesias e concelhos vizinhos, os programas especiais para crianças, idosos e reclusos e a celebração ecuménica constituem também motivos de interesse deste festival, o único do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF ®, organismo com ligações à UNESCO.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.