FOGO NO MAR de Gianfranco Rosi no IPDJ em Faro

FOGO NO MAR de Gianfranco Rosi no IPDJ em Faro

11

O Cineclube de Faro anuncia para o próximo dia 28 de Fevereiro (21H30) no IPDJ, o filme FOGO NO MAR do realizador Gianfranco Rosi que conta a tragédia dos refugiados em Lampedusa.

O filme do realizador italiano que já conquistou inúmeros prémios, mostra a trágica realidade na pequena ilha do mediterrâneo, que  se agrava todos os dias, com a chegada de milhares de refugiados que se atiram ao mar, no auge do desespero, arriscando a vida para chegar a um ponto de paz.

Fui a Lampedusa pela primeira vez no Outono de 2014, para explorar a ideia de realizar um filme de 10 minutos, pedido para exibir num festival internacional. A ideia do produtor era fazer um pequeno filme que trouxesse uma imagem diferente de Lampedusa, para uma Europa preguiçosa e cúmplice, que tinha uma ideia distorcida e confusa, em relação à crescente crise migratória. Isto também se aplicava a mim. Para mim, Lampedusa era há muito um conjunto de vozes e imagens geradas por peças televisivas e manchetes chocantes sobre morte, emergências, invasões, e manifestações populistas.

Gianfranco Rosi (Nota de Intenções)

FOGO NO MAR | 28 FEV | 21H30 | IPDJ

FOGO NO MAR
Gianfranco Rosi
Itália, 2016, 93’, M/12

FICHA TÉCNICA
Título Original: Fuocoammare
Realização e direcção de fotografia: Gianfranco Rosi
Montagem: Jacopo Quadri
Design de som: Stefano Grosso
Assistente de realização: Giuseppe del Volgo
Chefe de produção: Fabrizio Federico
Ano: 2016
Origem: Itália
Duração: 93’

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Berlim – Urso de Ouro, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio da Amnistia Internacional, Prémio do jornal Berliner Morgenpost
Festival de Toronto – Selecção Oficial




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.