Fluviário de Mora com programa pedagógico “Sejam Água, Amigos”!

14

O programa pedagógico 2014-2015 do Fluviário de Mora “Sejam Água, Amigos”, baseado na citação do mestre Bruce Lee,já se encontra disponível, com novidades nas novas Oficinas Ambientais, que podem ser solicitadas de forma isolada ou integradas num dos módulos de actividades low cost do Fluviário, para instituições de ensino, com duração prevista para o dia inteiro.

O destaque nas novas Oficinas Ambientais, vai para as Plantas e Bichos dirigidas ao pré-escolar e 1ºCEB, onde os participantes poderão descobrir a importância da relação entre plantas e insectos, especialmente dos polinizadores e outros animais.

Para os visitantes mais motivados do 2ºCEB o Fluviário de Mora tem a nova Oficina Ambiental, “Pergunta mais sobre os Animais” num desafio que leva ao reforço dos conhecimentos sobre diversos seres vivos e a importância da biodiversidade.

Para o Ensino Secundário, é apresentada a “Senciente” uma Oficina Ambiental inovadora, tanto pelo conteúdo como pela sua actualidade. “senciente” é uma palavra estranha para alguns, mas que engloba respostas e levanta muitas mais questões sobre dramas antigos, por ex: poderão os outros animais sentir? Terão emoções? Afinal o que é a percepção da dor? A descoberta será feita à luz dos conhecimentos actuais e de uma qualidade humana,que neste caso é muito valiosa.

Os visitantes ainda podem optar por Um Passeio à beira Rio, por Uma Aventura Radical na copa das Árvores no Parque Aventura/Arborismo ou por um Lanche com surpresas para além do módulo que integra as Oficinas Ambientais.

A Água:

Não existe outro composto químico como a água no universo conhecido. Sem ela a Vida neste planeta como a conhecemos não seria possível. Água em estado líquido, sólido ou gasoso. Sem forma, sem cor e sem cheiro, “Se a água for colocada num copo, ela torna-se o copo. Se a água for colocada numa garrafa, ela assume a forma da garrafa. Se a água for colocada num bule de chá, ela assume a forma do bule de chá.” E as formas são tantas!… Quer do ponto de vista físico, químico e biológico, aí vivas, em numerosa diversidade. A água, um bem de todos e para todos “…pode fluir ou cair em catadupa”. Sejam Água, Amigos!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.