Festival Gastronómico de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio”

16

O I Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim denominado “Sabores da Serra ao Rio”, vai decorrer de 12 de abril e 18 de maio, com a participação de 16 restaurantes do concelho, sendo nesta primeira edição dedicado aos sabores da Primavera.

A cerimónia de abertura do evento, realiza-se na Escola Básica Integrada de Alcoutim, no próximo sábado (12) pelas 09h30 e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, do  grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, José Manuel Gonçalves Alves e do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, David Murta.

Durante o evento de abertura, realizar-se-ão dois showcookings pelos chefes Leonel Vieira e Milene Nobre, às 11h00 e 12h20, respetivamente. Do programa constam ainda, a partir das 11h40, as comunicações “O Património Gastronómico enquanto atrativo local”, por Maria Manuel Valagão, reconhecida investigadora da alimentação, e “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, por Jorge Queiroz, diretor do Museu de Tavira.

Os restaurantes que participam, apresentarão nos seus menus, inúmeras iguarias, com destaque para as favas com chouriço, para a lampreia, as enguias fritas ou em ensopado, as ovas de saboga, o javali estufado ou a galinha do campo, pratos que irão fazer parte do cartaz do festival que tem como objetivo a promoção da gastronomia local, rica em iguarias únicas em todas as estações do ano.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.