Festival do Perceve em Vila do Bispo superou expetativas!

7

O Festival do Perceve que decorreu no passado fim de semana (12/14), no Pavilhão da Escola E.B.2,3 de S. Vicente em Vila do Bispo, superou as expetativas da organização, pelo número de visitantes nacionais e estrangeiros, que não regateram elogios à iniciativa da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina apoiada pelo municipio.

A III edição do certame, contou segundo a organização, com cerca de 4 mil pessoas a saborear os perceves e as outras iguarias capturadas pelos marisqueiros de Vila do Bispo.

Entre os visitantes, oriundos de vários pontos do país, destaca-se a elevada participação de estrangeiros, nomeadamente espanhóis que são grandes apreciadores e conhecedores da qualidade dos perceves e que saíram do Festival, satisfeitos com a qualidade do marisco e da festa.

No decorrer do festival foi projetado, várias vezes, o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior”, documentário que mesmo mostra os riscos que os marisqueiros correm na apanha, demonstrando o porquê do preço deste produto e ainda a questão cultural relacionada com esta atividade eonómica.

Nestes três dias de festa, além das iguarias da cozinha Vila-bispense, o Festival contou ainda com animação musical, onde marcaram presença os artistas Xico Barata e João Paulo Cavaco, os grupos Too Hot 2Handle, Al-Buhera, The Jazztrix 4 Tet e Zé do Pipo.

Para a próxima edição, a organização pretende incluir na programação algumas atividades relacionadas com a promoção do perceve e outros mariscos locais, que englobarão provas de degustação e demonstrações culinárias.

A organização considera num balanço final, ter superado os objetivos inicialmente previstos, que visavam promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve, afirmando o Festival como evento de referência na região.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.