Festival da Batata Doce de Aljezur 2014 no final de Novembro!

19

O Festival da Batata Doce de Aljezur 2014, que irá ter lugar naquela Vila Algarvia de 28 a 30 de Novembro, celebra mais uma vez, a melhor batata-doce do mundo, num certame que ano após ano ganha novos visitantes, dispostos a apreciar as iguarias que ali são apresentadas.

Considerado um produto de características únicas com indicação geográfica protegida ”variedade Lyra”, a genuinidade da Batata Doce de Aljezur é-lhe conferida pelo trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação de Produtores de Batata-doce local.

Este certame visa para além da divulgação deste tubérculo/iguaria, honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.

O visitante encontra neste evento, restaurantes e tasquinhas onde são servidas as receitas mais típicas, a que se juntam novas propostas culinárias, tendo a batata-doce de sabor único e impar, como ingrediente principal.

As Doceiras de Aljezur levam ao festival as mais requintadas tentações constituidas por bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos, em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas “embaixadoras” da doçaria local.

A parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur, aposta na valorização deste produto secular, de sabor e características únicas, graças ao solo e ao clima da zona demarcada onde é produzida.

Refira-se que o festival regista a cada nova edição, uma maior afluência de visitantes, facto que incentiva a organização, a fazer cada vez melhor.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.