Faro faz balanço positivo na abertura do novo ano escolar!

7

Duas semanas após o início do Ano Letivo, o Município de Faro faz um balanço positivo da abertura de todos os equipamentos escolares do concelho, que decorreu com a maior normalidade.

Em Faro, o início do ano letivo 2014/15 fica marcado pela inauguração e entrada em funcionamento da Escola Básica da Lejana, com 12 salas do 1.º ciclo e 3 salas de pré-escolar.

A disponibilização deste novo equipamento reforçou o parque escolar público, contribuindo para a erradicação dos horários duplos nas escolas de 1.º ciclo, localizadas na área urbana.
Tendo iniciado com as 3 salas de educação pré-escolar preenchidas e com 4 turmas do 1.º ciclo, visa promover, no âmbito do serviço público, uma boa resposta aos munícipes, em particular aos agregados familiares com crianças a cargo.

Concretizou-se, deste modo, o objetivo de alargar a rede de espaços de educação pré-escolar, de 11 para 14 salas, bem como dos do 1.º ciclo, de 99 para 111 salas. Paralelamente, e para assegurar o funcionamento escolar em regime de horário normal, o Agrupamento de Escolas D. Afonso III procedeu à transferência dos alunos do 4.º ano das Escolas E.B.1/J.I do Carmo e E.B.1 do Alto Rodes para as instalações da Escola sede, E.B.2,3 D. Afonso III, eliminando os horários duplos, manhã/tarde, que até ao ano letivo anterior, vigoravam naqueles estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo, para responder à crescente procura.

A abertura do novo ano escolar foi ainda assinalada pela operacionalização do serviço de refeições escolares nas escolas com educação pré-escolar e 1.º ciclo, garantindo-se o funcionamento diário dos 14 refeitórios escolares e do serviço de refeições pré-confecionadas nas Escolas E.B.1 de Patacão, Marchil e Montenegro.

Está, por isso em curso o normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino, mantendo-se a devida articulação entre o Município e os Agrupamentos de Escolas, em harmonia e conformidade com as competências e atribuições dos seus órgãos.

Finalmente, o Município regozija-se ainda pelo facto de, ao fim de quatro anos, os alunos da Escola Secundária João de Deus terem deixado de estar sujeitos às condições precárias em virtude da frequência das aulas em contentores, passando a usufruir de novas salas de aula construídas pela parque Escolar, dotadas das condições adequadas ao regular processo de ensino.

O concelho de Faro dispõe de uma rede de estabelecimentos de ensino público constituída por 6 jardins-de infância, 19 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, 6 escolas básicas com 2.º e 3.º ciclos e 3 escolas secundárias. Atualmente registam-se 343 alunos a frequentar a educação pré-escolar, 2.388 matriculados nas escolas E.B.1, 3.695 nos 2.º e 3.º ciclos e 2.392 no ensino secundário.

Fonte: Municipio de Faro




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.