Exposição fotográfica “Algarvios” no Sítio das Fontes

Exposição fotográfica “Algarvios” no Sítio das Fontes

9
Exposição "Algarvios"

Exposição “Algarvios”

É inaugurada no próximo dia 10 de junho (10:30) no Centro de Interpretação do Sítio das Fontes, em Lagoa, a exposição de fotografia “Algarvios”, da autoria de Vitor Pina, no âmbito dos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA 2016).

Os Encontros de Fotografia de Lagoa, que já vão na sua 3ª edição, são uma iniciativa conjunta da Câmara de Lagoa e da Universidade do Algarve. A exposição com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a sábado, entre as 15 e as 20 horas, até ao dia 4 de setembro.

Esta exposição, constituída por 38 fotografias a preto e branco, procura contribuir para um retrato coletivo, traduzindo uma das máximas promocionais da Câmara de Lagoa, para este ano: “A Nossa Gente. A Nossa Identidade”, documentos fotográficos que tentam mostrar as valências a apetências da região e dos seus habitantes, muitos dos quais curiosos e únicos.

Vitor Pina, o autor, afirma que se trata de um projeto de “fotografia de rua intensa”, porque resulta de grande proximidade física e social com os retratados. “São imagens honestas e que, sem assumirem uma vertente documental, ambicionam ser um espelho social da época atual”, afirma.

Sobre a série de fotografias exposta, escreveu Pedro Ferré, Vice-Reitor da Universidade do Algarve: “Na exposição fotográfica de Vitor Pina está o homem enquanto tempo numa sequência de fragmentos que nos desenham a sua viagem, desde a juventude e a puberdade ao tempo da face sulcada pela passagem das estações.”

Nuno de Santos Loureiro, o curador da exposição, diz no cartaz/catálogo da exposição que se trata de uma seleção feita a partir de uma “vasta coleção de imagens dotadas do cativante olhar de um ‘street photographer’, valorizadas por uma mescla de intimidade com os fotografados e com registos contemporâneos que não se limitaram à atitude fácil de copiar os mestres”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.