Fototeca Municipal de Lagos

Exposição “Amendoeiras em Flor” na Fototeca de Lagos

12

Decorre até ao final do mês de maio, na Fototeca Municipal de Lagos, a exposição fotográfica “Amendoeiras em Flôr”, iniciativa no âmbito da sua programação.

A Fototeca Municipal de Lagos, para além de uma das suas principais funções, que tem a ver com a gestão do acervo fotográfico do município, continua a ser um espaço promotor de várias iniciativas, exposições ou workshops de fotografia.

A atividade da Fototeca Municipal insere-se na estratégia que visa a preservação da memória e da identidade da comunidade lacobrigense e do seu património. Desde a sua abertura, em Julho de 2015, têm sido realizadas várias iniciativas ligadas à fotografia, nomeadamente exposições e workshops.

A Fototeca é um serviço da Câmara Municipal de Lagos, cuja atividade incide sobre: a gestão do acervo fotográfico do município, com a atualização constante de imagens do território e de atividades municipais; a recolha de fotografias antigas (cópia digital) e dados sobre as mesmas; a disponibilização de fotografias aos vários serviços municipais, para finalidades de carácter técnico ou divulgação e informação sobre eventos e atividades do município; a cedência gratuita de fotografias a estudantes, investigadores e imprensa; a cedência de fotografias digitais, a qualquer interessado, com envio por meio eletrónico ou gravação em dispositivo digital – mediante seleção realizada na plataforma em linha da Fototeca – e com pagamento prévio realizado também por via eletrónica.

Para concretizar os objetivos a Fototeca possui um acervo fotográfico municipal constituído por vários arquivos, com destaque para o arquivo digital de registos efetuados entre 1999 e 2016 contendo 145.324 fotos digitais, e 2.428 fotos antigas digitalizadas; bem como uma plataforma em linha que exibe mais de um milhar de fotografias e regista cerca de 116 mil visitas desde a sua implementação.

Atualmente está patente, até final de maio, a exposição de fotografia coletiva “Amendoeiras em Flor” e ainda este mês, está prevista a realização de um novo workshop de fotografia digital.

A Fototeca Municipal está instalada no antigo edifício do Turismo sito na Rua Marquês de Pombal, Nº 13. O horário de abertura ao público ocorre às quintas-feiras das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 (em Julho e Agosto, também das 20h00 às 23h00). Nos restantes dias o acesso funciona, dentro do horário normal dos serviços municipais, mediante marcação prévia pelo telefone 282 771 725 ou pelo correio eletrónico fototeca@cm-lagos.pt.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.