Exibição dos documentários “Documentar São Brás de Alportel”

18

Documentar São Brás_cartaz 250 _abO salão da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, recebe na próxima sexta-feira (12) pelas 18h00, a apresentação pública dos documentários realizados no âmbito do projeto “Documentar São Brás”, um conjunto de documentários que descrevem as marcas da identidade cultural do concelho, registadas para a posteridade.

O projeto “Documentar São Brás de Alportel” nasceu com o objetivo de preservar o património histórico e cultural do concelho através de histórias de vida das gerações mais antigas, onde reina a sabedoria e a experiência, enquanto forte aposta na divulgação e valorização da cultura local.

O quotidiano do moleiro que cuida do moinho no alto dos montes, a arte de trabalhar o duro esparto, o nascer dos tijolos e ladrilhos pela terracota, a riqueza da cortiça que veste a serra e os doces segredos que estão na origem da doçaria tradicional são alguns dos tesouros descobertos ao longo desta série de documentários.

Para além dos documentários realizados, que eternizam na tela a alma das nossas gentes, foi criada uma base de dados de edifícios e locais de interesse e outra destinada a agentes culturais, produtores e artistas locais, para promover e dar a conhecer o concelho e as pessoas que trabalham para preservar a cultura e as memórias locais.

A sessão de apresentação, com entrada é livre, está integrada no programa de atividades da Residência Criativa “Design & Ofícios 2015”.

O projeto “Documentar São Brás de Alportel” foi realizado pela Algarve Film Commission, contou com o apoio financeiro do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, e com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.