Evocadas as Operações do Submarino U 35 em Sagres

Evocadas as Operações do Submarino U 35 em Sagres

11

Vila do Bispo assinalou no passado dia 24 de abril, os 100 anos (1917 – 2017) sobre as operações do Submarino da Marinha Imperial da Alemanha “U-35” ao largo de Sagres, um dos episódios da 1.ª Guerra Mundial ocorridos na costa portuguesa, envolvendo além dessa unidade naval, o navio-patrulha da Marinha Portuguesa “Galgo” e navios civis da Noruega, Dinamarca, Itália e Espanha.

Três dos destroços resultados deste episódio de guerra, encontram-se nas águas fronteiras à Vila de Sagres, a quais passaram a integrar o Património Cultural Subaquático da Humanidade (UNESCO).

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Marinha Portuguesa levaram a cabo algumas iniciativas que tiveram lugar no Forte de Santo António do Beliche, em Sagres, na passada segunda-feira.

Na ocasião intervieram tenente-general Mário Cardoso, presidente da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da 1.ª Guerra Mundial; o contra-almirante António Gomes, comandante da Escola Naval, representando a Marinha Portuguesa e o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares.

Esta foi a primeira vez, que em Portugal se fez a evocação da passagem dos 100 anos, sobre um episódio naval da Grande Guerra, com a realização das atividades para assinalar a efeméride.

O acontecimento vai integrar o primeiro dos seis episódios do documentário, que a estação de televisão SIC está a realizar sobre naufrágios da época contemporânea, tendo para o efeito, uma equipa da SIC acompanhado este evento, que será transmito naquele canal televisivo, no próximo Verão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.