Eurocidade do Guadiana integrada na Rede Ibérica!

8

A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), a primeira estrutura europeia constituída por empresários e entidades locais para a defesa dos interesses comuns da fronteira, integrou a Eurocidade do Guadiana, durante a Assembleia Geral, que se realizou em Ourense. A rede passa a integrar 13 entidades transfronteiriças e 12 associações empresariais.

A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação foi constituida a 23 de junho de 2009 com o objetivo de promover o desenvolvimento sócio-económico nos locais da fronteira hispano portuguesa e de se constituir, como voz única perante os governos de Espanha, Portugal e União Europeia, no momento em que se encontram em negociação, em Bruxelas, os fundos para o período 2014-2020.

Na Assembleia Geral, celebrada em Ourense, foram aprovadas as medidas que serão posteriormente apresentadas na próxima Cimeira Ibérica, em 2014, onde se inclui a elaboração de um Plano de Mobilidade Transfronteiriça, a criação de um portal institucional conjunto que favoreça as trocas administrativas entre os dois países ou a criação de uma entidade conjunta coordenadora de emergências.

[box type=”info” align=”aligncenter” width=”610″ ]A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, tendo sido alargada em maio com a entrada da Câmara de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos dos dois lados da fronteira, são os objetivos principais desta entidade.[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.