Doçaria conventual nas Jornadas Europeias do Património 2014

13

As Jornadas Europeias do Património, que decorreram a 26, 27 e 28 de setembro, foram este ano, dedicadas à temática: “Património sempre uma descoberta”.

Associado à iniciativa desde a sua criação, o Município de Faro, através do Museu Municipal, tem procurado diversificar a sua participação, de modo a promover em cada ano, diferentes olhares sobre o património nas suas diversas formas.

Neste contexto, decidiu destacar nesta edição o património gastronómico, desde sempre associado a atitudes e práticas de determinados grupos sociais e que tem, nos últimos anos, visto reconhecida a sua importância enquanto fator de desenvolvimento social e económico. No caso em concreto, beneficiando do facto do Museu Municipal se encontrar instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, procurou-se sensibilizar a população para a doçaria conventual, legado que importa proteger, valorizar e… saborear.

A par da mostra de doçaria conventual e regional, tiveram lugar workshops e palestras sobre esta temática, devidamente ilustrados por apontamentos de teatro que nos remetiam para o ambiente do convento e da confeção dos doces que hoje nos deliciam.

A música marcou presença, com as interpretações de Eduardo Ramos, com música de inspiração árabe e sefardita e de João Cuña na guitarra portuguesa.

feira medieval de silves1




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.