Dieta Mediterrânica é Património Cultural Imaterial da Humanidade! - Algarlife Dieta Mediterrânica é Património Cultural Imaterial da Humanidade! - Algarlife

Dieta Mediterrânica é Património Cultural Imaterial da Humanidade!

A “Dieta Mediterrânica” já é Património Cultural Imaterial da Humanidade a partir de hoje 4 de Dezembro, cuja candidatura foi aprovada durante a 8ª. Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Imaterial da UNESCO, que se está a realizar em Baku, na capital do Azerbaijão.

Tavira que foi a comunidade representativa de Portugal, vê hoje o seu esforço coroado, tal como as restantes comunidades que subscreveram esta candidatura, nomeadamente Agros no Chipre, Hvar e Brac na Croácia, Korini na Grécia, Sória em Espanha, Cilento em Itália e  Chefchaouen em Marrocos, paises de cultura mediterrânica que são culturas de partilha e entreajuda comunitária, onde a sociabilidade assume papel relevante.

A “Dieta Mediterrânica”, com origem no termo grego “daiata”, é um estilo de vida milenar, um modelo cultural resultante da sabedoria ancestral, transmitida de geração em geração, o qual abrange técnicas e práticas produtivas e extrativas, nomeadamente, de agricultura e pescas, formas de preparação, confeção e consumo dos alimentos, festividades e convivialidades, tradições orais e expressões artísticas.

Portugal passa a contar, depois do fado, com uma segunda inscrição na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo a primeira vez que o Algarve vez a sua cultura reconhecida pela UNESCO.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »