Dia Mundial dos Cuidados Paliativos assinalado em Tavira - Algarlife Dia Mundial dos Cuidados Paliativos assinalado em Tavira - Algarlife

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos assinalado em Tavira

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos foi assinalado na passada sexta feira (9) em Tavira, com um encontro no auditório da biblioteca municipal, que teve como tema “Conceitos e mitos – a importância do apoio aos doentes em fim de vida”.

Participaram no encontro organizado pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do ACES Sotavento, em colaboração com o projeto de Literacia em Saúde da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, profissionais de saúde, cuidadores/familiares, utentes e autarcas.

Segundo a ARS, no Algarve tem existido uma aposta no desenvolvimento dos cuidados paliativos, o que contribuiu para que neste momento, seja uma das Regiões do país com uma taxa de cobertura acima da média nacional. A Região conta com duas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos, uma no ACES Sotavento e outra no ACES Barlavento.

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Sotavento, que iniciou a sua atividade em dezembro de 2007, abrangendo os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, tem sido mencionada por diversas vezes, com um exemplo a nível nacional.

Já este ano iniciou atividade a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES do Barlavento, que assegura o apoio domiciliário a todos os utentes que necessitem de cuidados paliativos nos concelhos de Lagoa e de Portimão, prevendo-se que numa segunda fase este apoio seja alargado ao concelho de Lagos.

No Algarve, existem a nível hospitalar, duas equipas Intra-hospitalar de cuidados paliativos, uma em cada uma das unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve, uma Unidade de internamento em Cuidados Paliativos com 10 camas no Barlavento e 15 Camas no Hospital de Faro.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »