Dia Internacional de Monumentos e Sítios em Albufeira

11

MONUMENTOS E SÍTIOS 2015 _ PT _mnO Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015, celebra-se a 18 de abril, sob o tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar.

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) participará nas comemorações com um programa de atividades gratuito que decorrerá em torno da Capela da SCMA, edifício considerado Património de Portugal.

Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado, são as motivações do DIMS 2015.

A iniciativa visa promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

A área edificada da Rua Henrique Calado, pertencente à SCMA, constitui uma das mais antigas parcelas do centro histórico da cidade. A Capela é a parte mais importante do complexo histórico da SCMA e simultaneamente a mais antiga. Trata-se de um edifício Património de Portugal que estará aberto à comunidade de 13 a 18 de Abril, entre as 10:00 até 18:00 horas. Os visitantes poderão apreciar a beleza arquitetónica do edifício, bem como as peças de arte sacra ali presentes.

Ao lado da Capela, e durante o mesmo período e horário de abertura, decorrerá um Atelier de Artes Tradicionais, com exposição e mostra de trabalho ao vivo. Os visitantes poderão conhecer o processo de criação de tapeçaria e empreita dos nossos artesãos (utentes da nossa instituição). Esta atividade artesanal resulta da aposta da SCMA na recuperação e manutenção de atividades tradicionais que, no passado, tiveram expressão no Algarve. No mesmo espaço vai ser possível saborear a nossa doçaria regional.

O programa de atividades inclui a iniciativa “À Volta do Piano” que propõe a colocação de um piano no interior da capela que permitirá que qualquer pessoa possa utilizar o instrumento para tocar. O instrumento permanecerá instalado de 13 até 16 abril.

A semana de comemoração será encerrada com um Recital de Primavera que decorrerá no dia 18 de Abril pelas 21:30 no interior da Capela. Com entrada livre, o recital contará com as atuações do Coro Vox Albuhera, Coro Juvenil & os Pequenos Violinistas do Conservatório de Albufeira.

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, convida a comunidade a conhecer, explorar e visitar o nosso património!

O programa de atividades conta com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira, do Conservatório de Albufeira e da Loja “Festa da Música”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.