Confraria Bacchus de Albufeira celebrou o 8º Aniversário!

10

Confraria do Bacchus de Albufeira 250 _mnA Confraria Bacchus de Albufeira comemorou no passado sábado o 8º aniversário, num jantar que decorreu no restaurante do Parque de Campismo da cidade.

Na ocasião foi igualmente apresentada a 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que irá ter lugar e 16 a 18 de Maio, no Espaço Multiusos de Albufeira, um certame que já granjeou elevado prestígio e uma importante adesão de produtores e público.

O jantar contou com mais de uma centena de presenças, confrades e amigos, entre os quais se encontravam Carlos Silva e Sousa, o Presidente da Câmara Municipal  que também é membro da Confraria Bacchus de Albufeira.

À margem da festa e fazendo jus a uma das suas premissas, a solidariedade, a Confraria fez um donativo no valor de 250 euros aos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Confraria do Bacchus de Albufeira

7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal 250 _mn(…) Fundada em 2007, a Confraria do Bacchus de Albufeira nasce do empenho de um colectivo de apreciadores da gastronomia e dos excelentes vinhos nacionais, com o propósito de divulgar o vinho e o património cultural a ele associado.

A Confraria que conta actualmente com 75 membros, 20% dos quais são mulheres, nas categorias de confrades efectivos, confrades Mestre ligados ao sector do vinho e confrades de Honra, pessoas colectivas, promove mensalmente um jantar na primeira sexta-feira do mês, em torno de um vinho de determinada região vinícola.

Em 2009, e com apenas 30 membros, a Confraria deu início a um projecto ambicioso, a realização da 1ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal que em Albufeira contou com a participação de 42 produtores das várias regiões vinícolas portuguesas.

Passados seis anos, o número dos profissionais que procuram estar presentes no certame quase duplicou, com a edição deste ano a exceder a lotação máxima do Espaço Multiusos de Albufeira, espaço onde habitualmente decorre a mostra, com 80 expositores já confirmados.

Nos 8 anos da sua existência, a Confraria tem participado em diversas iniciativas, a convite de outras Confrarias e associações, associando-se habitualmente a causas solidárias, tendo organizado recentemente, a 1ª Caminhada Solidária em Paderne, com recolha de bens para pessoas carenciadas, que terminou com uma refeição convívio oferecida a mais de 200 pessoas.

Principais objectivos:

– Fomentar, encorajar e desenvolver relações de amizade, cooperação e confraternização entre os confrades, bem como com outras associações, com vista à defesa do prestígio e expansão da cultura e valores tradicionais portugueses;
– Promover e apoiar a valorização dos conhecimentos dos seus associados no que respeita ao vinho;
– Promover, divulgar e defender os vinhos nacionais e em particular os do Algarve;
– Promover a colaboração com instituições, organismos e serviços públicos do concelho de Albufeira.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.