Conferências do Centenário do Município de São Brás de Alportel!

8

O município de São Brás de Alportel assinala o 104º aniversário de Implantação da República com o início do Ciclo de Conferências do Centenário do Município.

As comemorações do Dia da República têm início pelas 10h00 na sessão solene de hastear da bandeira, junto ao edifício Paços do Município e prossegue pelas 10h15 no Salão Nobre da Câmara Municipal com uma conferência proferida pela Professora Doutora Maria João Raminhos Duarte “São Brás de Alportel e seus ilustres: da autonomia à liberdade, uma iniciativa que dá início ao Ciclo de Conferências do Centenário do Município, a decorrer de outubro de 2014 a junho de 2015.

Estas conferências visam promover a reflexão, a partilha e a aprendizagem sobre as personalidades e famílias cujas ações, em diferentes vertentes e períodos da história, trilharam o rumo do município de São Brás de Alportel, ilustres são-brasenses que merecem ser recordados junto das novas gerações.

A conferência “São Brás de Alportel e seus ilustres: da autonomia à liberdade” aborda e analisa o percurso de “S. Brás de Alportel no atribulado séc. XX, sendo identificados os seus ilustres e a importância do seu contributo no processo singular que conduziu à autonomia do concelho, na oposição e resistência ao regime ditatorial e na instituição do regime democrático.”
Segundo a Professora Doutora Maria João Raminhos Duarte “Aprofundar o conhecimento sobre o passado recente de S. Brás de Alportel vai para além da História. É, de certa forma, promover um desígnio que faz cumprir a Democracia. É essa a intenção maior desta conferência.”

O Ciclo de Conferências do Centenário do Município prossegue no próximo dia 29, quarta-feira, com a apresentação do livro: Ao Encontro de Bernardo de Passos, de autoria do são-brasense José do Carmo Correia Martins, numa sessão a ter lugar na Galeria Velha do Museu do Trajo, pelas 17h30.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.