Concerto em Lagoa pela Orquestra Sinfónica da ESART - Algarlife Concerto em Lagoa pela Orquestra Sinfónica da ESART - Algarlife

Concerto em Lagoa pela Orquestra Sinfónica da ESART

Depois do êxito que foi Carmina Burana em fevereiro, tem lugar no dia 21 de novembro, pelas 21h30, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, um grande concerto com a Orquestra Sinfónica da ESART, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes.

Neste concerto, organizado pela  Câmara Municipal de Lagoa em colaboração com a Artedosul, vão ser executadas a Rapsody in Blue e a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky, duas obras emblemáticas do reportório clássico.

A Rapsody in Blue é a maior obra para piano representativa da música Americana, composta por George Gershwin, natural de Nova Iorque, estreada a 13 de fevereiro de 1924 e que combina música clássica e jazz. Será executada pelo pianista, compositor e maestro Armando Mota.

A 5ª Sinfonia de Tchaikovsky é uma obra conhecida de qualquer melómano, um bálsamo para a alma de quem a ouve. Escrita por Piotr I. Tchaikovsky, compositor romântico russo que compôs sinfonias, concertos, óperas e ballets para música de câmara e obras para coro da Igreja Ortodoxa Russa, entre maio e agosto de 1888, teve a sua estreia em São Petersburgo na Rússia a 17 de novembro de 1888, regida pelo próprio compositor, que a dedicou a Theodore Avé-Lallemant, professor de música e crítico musical alemão.

A Orquestra Sinfónica da ESART – Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, é um projeto bem alicerçado no contexto do Curso Superior de Música daquele Instituto e constitui uma oportunidade realista ao nível da formação dos jovens músicos e do público em geral. Potenciando por um lado a formação dos alunos e, por outro, assegurando às populações, em que os consumos culturais são praticamente inexistentes, uma oferta musical mais efetiva.

A Orquestra Sinfónica da ESART tem seguido desde a sua apresentação ao público como Orquestra de Câmara, a 4 de dezembro de 2001, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, sob a direção do Professor José Filomeno Raimundo, um percurso próprio e sustentado, merecendo o apreço e o reconhecimento da cidade de Castelo Branco, da região e do país.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »